5 coisas que todo casal deveria se perguntar antes de ter um filho

istock

Muitos casais planejam quando é o momento mais adequado para formar uma família. O recomendável é mesmo que essa decisão seja tomada de forma conjunta, mas há muitos aspectos que devem ser levado em conta na hora de trazer um bebê ao mundo. Como por exemplo, saber se estão preparados financeiramente, se têm espaço disponível para acolher uma criança, além de estabilidade profissional e emocional para a educarem. Quem vai ficar em casa no início ou vão buscar ajuda externa?

Questionamentos para antes de engravidar

1. Já sabem que tipo de pais vocês pretendem ser?

Vocês são a favor de uma educação mais rigorosa, que almeja apenas sucesso ou vocês pretendem ter uma relação mais descontraída? Converse sobre qual o papel que cada um de vocês quer representar para chegar a algum tipo de acordo.

2. Como suas brigas terminam?

Todos os seus argumentos acabam com portas batidas e muita gritaria, ou vocês resolvem as coisas facilmente, sem muito barulho? Vocês podem até ter algumas batalhas de vez em quando, mas é preciso descobrir como manter uma relação saudável e que traga bons exemplos com a chegada do bebê.

3. Como vocês estão financeiramente?

É claro que a conta de cada um para se sentir pronto para receber uma criança é diferente dependendo, inclusive, do lugar onde vivem. Por isso, é importante avaliar as suas contas bancárias em conjunto. Criar uma criança demanda mais dinheiro do que você pensa, e ambos devem concordar que vocês são capazes de arcar com o plano juntos.

4. Será que ambos querem este bebê?

Este não é o tipo de decisão que quando um de vocês não se sente confortável agora, pode dar um jeito de corrigir mais tarde. É preciso que ambos estejam de comum acordo sobre a paternidade, ou então, que esperem até que os dois estejam dispostos.

5. Estão preparados para mudanças drásticas na vida sexual?

Infelizmente, menos atividade sexual depois da chegada de um bebê (pelo menos, por um tempo) é uma necessidade biológica. Certifique-se de que ambos estão conscientes e confortáveis com as mudanças o que vêm pela frente.

Estímulo: Deixe o bebê mais inteligente ainda dentro do útero