O nascimento de um filho é o grande momento da vida de toda mulher, mas é preciso se planejar financeiramente para este momento especial. Começar a economizar dinheiro desde o primeiro momento é muito importante para não comprometer o orçamento. Durante os meses em que prepara o enxoval, a futura mamãe pode poupar uma boa quantia sem deixar faltar nada ao pequeno.
Leia também:
Dieta das avós influencia na saúde dos bebês
Formato da barriga indica o sexo do bebê?
Passar vontade na gravidez faz mal para o bebê?
Não vá às lojas com muita frequência e compre somente o necessário. É importante resistir ao impulso consumista e fazer o enxoval sem pressa, afinal o seu pequeno ainda tem alguns meses antes de nascer.
Faça um chá de bebê. Essa é uma ótima oportunidade para reunir pessoas especiais e ainda ganhar itens de primeira necessidade. Convide todas as suas primas, irmãs, tias e amigas para uma reunião íntima, prepare os quitutes e as brincadeiras e divirta-se.
Aceite doações. Converse com seus amigos que têm filhos pequenos e pergunte se eles têm algo para lhe doar. Os bebês perdem roupas muito rápido e por isso costumam usá-las poucas vezes. Se na doação estiverem inclusos carrinho de bebê, berço e brinquedos para os primeiros anos, melhor ainda.
A roupinha do bebê da sua amiga pode estar nova e vai ficar linda no seu filho. Crédito: Thinkstock
Priorize a qualidade. Os recém-nascidos crescem rapidamente e perdem as roupinhas com bastante facilidade, portanto, priorize a qualidade em detrimento da quantidade. Um body mais caro e de boa marca pode ser mais útil do que três diferentes, mas que vão encolher na lavagem.
Esqueça o cartão de crédito e o cheque especial. Refaça seu orçamento doméstico e comece a separar uma quantia mensal para as novas despesas envolvidas com a chegada do bebê, como fraldas.
Pesquise preços. Busque os melhores preços antes de comprar e aproveite liquidações, principalmente se forem de itens que você vai usar em grande quantidade, como fraldas descartáveis e leite em pó.
Resista aos aparelhos eletrônicos. Eles são muito atraentes, mas podem não ser tão úteis e pesam no orçamento. Compre-os apenas se estiver com algum dinheiro sobrando ou se forem recomendados por conhecidos.