null: nullpx
alimentação infantil-Mulher

9 alimentos que podem causar alergias nas crianças: saiba como substituí-los!

Publicado 5 Mai 2021 – 04:25 PM EDT | Atualizado 5 Mai 2021 – 04:25 PM EDT
Reações
Compartilhar

A introdução alimentar, feita comumente a partir dos seis meses, é um momento muito importante na vida dos bebês, já que é quando eles passam a conhecer novos sabores e texturas.

A esta altura, o organismo dos pequenos também estará pronto para receber estes novos ingredientes, mas nem todos eles serão bem recebidos. Isso porque algumas crianças podem desenvolver alergias durante a infância ao consumir alimentos que são mais propícios a causar este problema.

Pensando nisso, listamos a seguir quais deles é importante ter mais cuidado e os porquês. E não se esqueça: a qualquer sinal de alarme, vá ao pediatra.

Alimentos que podem causar alergias nos bebês

1. Leite

Uma das alergias mais comuns é a da proteína do leite de vaca, que gera sintomas como refluxos e cólicas.

Se o pediatra da criança autorizar, é possível substituir a bebida por uma versão vegetal, como leite de coco, de amêndoa ou de arroz.

Vale ressaltar que, a partir destas opções, você também pode preparar uma variedade de smoothies para seu bebê, usando frutas para deixar a bebida ainda mais gostosa e nutritiva para ele.

2. Ovo

O ovo é outro alimento que pode causar alergia às crianças, com sintomas que costumam aparecer em uma hora e meia após o consumo. Eles normalmente se manifestam através de vermelhidão e/ou inflamação ao redor da boca, cólicas estomacais, náuseas ou vômitos.

Uma boa opção para substituí-lo é o tofu. Com ele, é possível preparar pratos que conferem a textura do ovo e que também são nutritivos.

3. Frutos do mar

É muito comum frutos do mar causarem alergias, especialmente em crianças pequenas.

Os principais sintomas de uma reação alérgica nos pequenos são urticária e inchaço em áreas como a boca. Contudo, a boa notícia é que ela costuma desaparecer após os quatro ou cinco anos de idade.

Vale ressaltar que os sintomas geralmente aparecem entre 15 e 30 minutos após a ingestão do alimento e pode durar até várias horas depois.

4. Amendoim

A alergia não é causada apenas ao amendoim em sua forma natural, mas também a derivados como cremes ou óleos que o contenham.

Os sintomas podem ser coceira leve, urticária, erupção cutânea, inchaço facial, espirros, rinite, asma, dor abdominal, pressão arterial baixa, parada cardíaca e até sufocamento.

Se você procura por sementes com benefícios, pode substituir o amendoim pela chia para fornecer refeições ricas e nutritivas para seu filho.

5. Trigo

A maioria das reações alérgicas acontece porque algumas das proteínas que esse alimento contém alteram o corpo da criança. Portanto, a alergia ao trigo é uma das mais comuns e pode variar de leve a severa.

É importante levar em consideração que se você notar algum sinal de reação em seu bebê, é necessário retirar da dieta dele todos os alimentos que contenham trigo, como pães, cereais ou massas.

Se o pequeno tiver essa alergia antes da idade escolar, o problema provavelmente desaparecerá antes dos 5 anos. Enquanto isso, você deve evitar dar estes alimentos a ele e ter acompanhamento de um especialista.

6. Soja

Os pequenos também podem desenvolver uma alergia a essa leguminosa. A sensibilidade à soja pode estar frequentemente associada à alergia a outro alimento da mesma família.

Não existem muitos produtos que contenham naturalmente este ingrediente (é mais comum encontrá-lo como substituto da carne), mas pode não agradar o organismo de algumas crianças. A solução, então, será evitá-lo.

Em caso de alergia, substitua esta leguminosa por outro ingrediente igualmente saudável e rico em nutrientes.

7. Morangos

De todas as frutas da dieta infantil, os morangos são os mais prováveis ​​de causar alergias. Os sintomas podem ser graves, já que o sistema imunológico dos pequenos ainda é muito jovem.

Os sintomas incluem inchaço, urticária e coceira na garganta que pode levar à asfixia. Para evitar este problema, o melhor é evitar esta fruta e qualquer produto que a tenha em sua composição.

Uma boa opção para substituir o morango no cardápio de seu filho, caso ele goste de frutinhas vermelhas, é a cereja.

8. Kiwi

O kiwi é outra fruta que costuma causar alergias em crianças. A coceira na garganta é o principal sintoma, assim como uma sensação de aperto na região, que pode levar à morte.

Por ser um fruto macio, ele pode passar uma certa confiança para as mães o incluírem na alimentação dos filhos. No entanto, os pelinhos e sementes dele podem causar problemas à saúde dos pequenos.

Para substituí-lo, aposte em outras frutas macias, como banana ou melão.

9. Pêssego

Esta fruta também possui pelinhos minúsculos em sua casca, que podem ser o motivo de alergias nas crianças.

Assim como o kiwi e o morango, é bastante comum ele causar reações como a coceira na garganta, que pode levar à asfixia.

Para isso não acontecer, também é sugerido que substitua esta fruta por outras opções macias e que não estejam nesta lista.

É importante que, nas primeiras ingestões desses alimentos, os pais estejam muito atentos às reações dos pequenos, para saber de quais deles o corpo da criança aceita e não tentar generalizar se outros bebês gostam deles.

E nunca se esqueça: nada substitui o acompanhamento médico. Por isso, a qualquer sinal de alergia, procure o pediatra de seu bebê!

Maternidade e bebês

Original Author: Marisol Armenta Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/marisol-armenta
Original ID value: 208347
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/208347/cuidado-con-estos-9-alimentos-pueden-causar-alergia-a-los-ninos-pequenos

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse