Você já deve saber, mas bebês até os seis meses de idade não precisam de nada além do leite materno. Ele contém todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do recém-nascido e é composto por 88% de água e, assim, é o suficiente para manter o bebê hidratado. Por esse motivo, nem água é aconselhável oferecer ao bebê até que ele complete seis meses de vida.
Quando começar a dar água pro bebê?
Até os seis meses, não dê água ao pequeno, apenas fique atenta à quantidade das trocas de fraldas. Elas são um sinal de como vai o corpo do bebê. Uma média de seis trocas por dia significa que a hidratação está normal, menos do que isso pode indicar falta de líquido consumido. Converse com seu pediatra.
Porém, após completar os seis meses de idade, a água pode começar a ser introduzida à criança. Daí em diante, é importante ficar atento para que seu filho não deixe de ingerir o líquido de acordo com seu peso. Para saber a média de consumo ideal para a criança, calcule 55 ml de água para cada quilo de peso, por dia.
Para bebês de seis meses a crianças de dois anos de idade, é importante oferecer água, pelo menos, cinco vezes ao dia, aproximadamente. O consumo médio deve ser de cerca de 30 a 60 ml por vez.
Há quem recomende, já dos sete aos 12 meses de idade, um volume total de 800 ml de água distribuídos em pequenas quantidades ao longo do dia.
Outras dicas de hidratação infantil