Quando se trata de bebês, um erro comum que os adultos cometem é suspeitar que o pequeno tem intolerância a lactose devido a sintomas que se assemelham ao causado por alergias. Ainda que haja mesmo um processo alérgico associado ao leite, existe uma diferença entre intolerância e alergia à proteína do leite da vaca, denominada APLV . As duas condições são diferentes, e só uma delas é comum em bebês.
O que é alergia à proteína do leite?
A alergia é uma reação do sistema de defesa do organismo às proteínas que o leite contém, como caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina.
Já a intolerância é fruto da dificuldade, total ou parcial, que o organismo tem de digerir a lactose, açúcar existente no leite e seus derivados – isto por uma deficiência da enzima lactase.
Outra grande diferença entre as duas doenças é que a APLV é muito mais comum em crianças e bebês, sendo raro adultos que apresentem esta condição. O contrário do que acontece com a intolerância à lactose.
Sintomas da APLV

Para identificar se o bebê tem alergia à proteína do leite de vaca, deve-se observar os sintomas, que se dividem em três aspectos e que podem ocorrer tanto minutos quanto horas após a ingestão do leite. São eles:
Digestivos
- Cólicas
- Diarreia
- Dor abdominal
- Prisão de ventre
- Sangue nas fezes
- Refluxo

Respiratórios
- Asma
- Chiado no peito
- Rinite
Cutâneos
- Urticária
- Dermatite atópica

Além destes três aspectos, é possível que a crianças também apresente reação anafilática, baixo ganho de peso e de crescimento.
Alergias e cuidados
- Alergia respiratória: 3 tipos, causas, tratamentos e receitas para aliviar
- Este é o alimento que mais causa alergia em crianças
- Por que meu bebê espirra tanto? possíveis causas