Nos primeiros meses de vida, um recém-nascido que se alimenta exclusivamente com o leite da mãe costuma fazer cocô sempre logo depois de mamar. A frequência é tão grande que os pais chegam a trocar mais de dez fraldas por dia.
À medida que o sistema digestivo da criança se desenvolve, este ritmo vai diminuindo aos poucos. A partir do segundo mês, muitos pais começam a estranhar as fraldas vazias. Será que o bebê está com algum problema?
É normal o bebê evacuar pouco?
Ficar até seis dias sem fazer cocô é normal para um bebê que se alimenta exclusivamente pelo seio, como explica o pediatra Roberto Cooper em seu blog. Desde que ele esteja mamando normalmente e ganhando peso, não há com o que se preocupar.

O quadro muda, no entanto, se a criança for alimentada através de fórmulas. Neste caso, como o leite artificial não conta com os probióticos que ajudam a regular o intestino, qualquer intervalo maior entre as evacuações deve ser relatado ao pediatra, que pode receitar algum laxante natural, como água de ameixas.
Sintomas
Caso a mãe perceba outros sintomas de constipação durante o período sem cocô – se o bebê estiver fazendo muita força, a barriguinha estiver dura e as poucas fezes que apareçam estiverem muito ressecadas -, é sinal de que ele precisa ser examinado pelo pediatra.
Cada criança tem o seu ritmo de desenvolvimento: enquanto alguns podem ficar uma semana sem evacuar, outros fazem cocô três vezes por dia. Portanto, o filho da amiga ou da vizinha não deve servir de parâmetro, e apenas o médico pode identificar o que está errado.