Mariana Bueno
Do Bolsa de Bebê
Muitas mulheres sofrem por terem dificuldade para engravidar. Uma solução para os casos de infertilidade é a reprodução assistida através da fertilização in vitro, mais conhecida como bebê de proveta, que está se tornando cada vez mais frequente.
Leia também:
Não consigo engravidar: o que fazer?
Mitos sobre os tratamentos de fertilidade
Alimentação pode influenciar na fertilidade
O que é um bebê de proveta?
“Um bebê de proveta é aquele que foi formado através de um embrião no laboratório”, explica a obstetra Marcele Escocard, professora da Faculdade de Medicina de Petrópolis.
O procedimento tem eficácia comprovada e é indicado para as mulheres com infertilidade. Mas é importante lembrar que, como qualquer tratamento, não há garantia de 100% de sucesso e há casais que precisam tentar várias vezes e por um longo período até conseguirem engravidar.
Técnicas para engravidar
A obstetra explica que existem vários tipos de tratamentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro clássica e a fertilização com ICSI.
A primeira acontece quando o óvulo e o espermatozóide são fecundados em laboratório, fora do organismo da mulher. Já a segunda é quanto ocorre a injeção de espermatozóides dentro do óvulo feminino, quando, por algum motivo, não há chances disso acontecer naturalmente.
A gestação de um bebê de proveta precisa de cuidados especiais, apenas dos cuidados normais como os de qualquer outra gravidez. Veja algumas dicas para cuidar do corpo: