Bebê pode tomar chá? A partir de qual idade? Quais ervas são permitidas?

por | fev 7, 2017 | Gravidez e bebês

Muitos pais têm o costume de dar chá para recém-nascidos, a fim de promover tranquilidade e amenizar cólicas. Entretanto, será que a prática é realmente benéfica? Conversamos com a pediatra e homeopata Ligia Maria Comerlatti sobre o assunto. Entenda: 

Dar chá para bebê faz mal?

De acordo com a especialista, até os seis meses o bebê deve tomar apenas o leite materno e mais nenhum outro alimento ou bebida. A recomendação é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que garante que essa prática é suficiente para suprir a criança de maneira completa e sem sobrecarregar os órgãos. 

Após este primeiro semestre, é permitido inserir outros alimentos e líquidos no cardápio infantil, inclusive os chás. Todavia, é preciso tomar cuidado com o tipo de erva usado. Chá-mate, preto e verde possuem cafeína e, portanto, são estimulantes que não devem ser consumidos por bebês.

Já o chá de camomila é uma opção que agrega opiniões controvérsias. A pediatra Ligia Comerlatti afirma que a substância pode irritar o sistema gástrico de alguns indivíduos, entretanto esse efeito é raro. Já a nutricionista Gabriela Reis afirma que o poder calmante da substância é ótimo para os pequenos.

O mais indicado, portanto, é sempre ter a orientação de seu médico quanto à alimentação de crianças e bebês.

Chá para bebê: infusões para cada situação

Com cólica

As cólicas do bebê costumam ser mais frequentes até, aproximadamente, três meses. Depois disso, o intestino amadurece e as dores incomodam menos. Porém, a exigência do aleitamento exclusivo até os seis meses é válida, sendo contraindicado dar infusões antes disso. 

Após este período, há a introdução alimentar e o neném pode tomar chá, inclusive os que têm ação digestiva, como erva-cidreira e erva-doce. Já o chá de boldo, que é frequentemente usado para problemas gastrointestinais, deve ser evitado pois é muito forte e possui sabor amargo, que não é agradável para a criança. 

Dormir

De acordo com a Drª Ligia Comerlatti, o poder calmante da erva-cidreira também é bom para fazer o bebê relaxar e dormir. Outras opções são o chá de erva-doce, o de camomila e o de hortelã, que também podem melhorar o sono do pequeno.

Com gripe

A receita de chá de gengibre com limão é uma ótima opção para amenizar resfriados e gripes em bebês e adultos, já que as propriedades anti-inflamatórias da raiz e a vitamina C da fruta cítrica aumentam a imunidade e combatem inflamações.

Pode colocar açúcar?

Não é aconselhado adoçar alimentos de crianças pequenas. “O doce fermenta o estômago dos nenéns e pode dar cólica e gases”, explica Ligia Comerlatti. O uso de mel também não é incentivado, visto que a substância pode ser contaminada com a bactéria do botulismo intestinal, um tipo de envenenamento que pode ser fatal.

Alimentação de bebês