bebê

Golfo de bebê afeta o ganho de peso: mito ou verdade?

Você já ouviu falar na crença popular de que “bebê que golfa com frequência será mais ‘gordinho'”?

O momento em que o bebê golfa pode gerar preocupação para muitos pais, especialmente os de primeira viagem. É quando dúvidas comum surgem. Algumas delas são: “Será que ele está perdendo nutrientes?” ou “Isso vai afetar o ganho de peso?”.

Contudo, na maioria das vezes, o golfo é completamente normal. Mas afinal, afeta ou não o desenvolvimento do bebê, como muitos acreditam? Entenda abaixo:

O que é o golfo do bebê?

(Crédito: freepik/freepik)

O golfo é o retorno de pequenas quantidades de leite pela boca do bebê após as mamadas. Isso acontece porque o sistema digestivo do recém-nascido ainda está em desenvolvimento.

Afinal, o músculo que separa o esôfago do estômago (esfíncter esofágico inferior) ainda não está totalmente maduro, o que facilita o refluxo do leite. Assim o bebê golfa.

É a mesma coisa que vômito?

Troca de fraldas de bebê (Crédito: cookie_studio/freepik)
(Crédito: cookie_studio/freepik)

Não. O golfo costuma ser uma saída passiva e em pequena quantidade de leite, geralmente sem causar incômodo ao bebê.

Já o vômito é mais intenso, com força, pode estar associado a mal-estar e merece atenção médica.

Então o golfo interfere no ganho de peso?

(Crédito: freepik/freepik)

Na maioria dos casos, não. Se o bebê que golfa está se alimentando bem, tem boa disposição e continua ganhando peso de forma adequada nas consultas pediátricas, o golfo é apenas um incômodo passageiro – para os pais, não para os pequenos.

Contudo, há exceções. Se há golfo em grandes quantidades frequentemente, sinais de dor, irritabilidade, dificuldade para mamar, engasgos ou pouco ganho de peso, pode ser que haja um quadro de refluxo gastroesofágico patológico.

Nesses casos, é importante procurar o pediatra para uma avaliação mais detalhada.

Maternidade