Logo que o bebê nasce, todo mundo quer segurar no colo e cobri-lo de beijos. Embora seja uma demonstração legítima de amor, este tipo de carinho pode trazer riscos para a saúde do bebê.
O beijo que é dado na boca do bebê, ou muito próximo, aumenta ainda mais as chances de transmissão de doenças. Até os dois anos, o sistema imunológico da criança não está totalmente desenvolvido. Especialmente nos primeiros meses de vida, ela fica mais vulnerável a infecções como estas:
Cáries
Um beijo geralmente é acompanhado de saliva. E é justamente essa transferência de saliva dos pais para os filhos que representa um risco para a saúde bucal do bebê, pois pode propagar bactérias como o Streptococcus mutans, uma das principais causadoras da cárie.
Um estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade de Connecticut mostrou que as mães são uma das principais fontes de infecção dessa bactéria para seus filhos.
Herpes labial
Causado pelo vírus HSV-1, apresenta-se como bolhas pequenas e irritantes que se formam ao redor dos lábios e da boca.
De acordo com os especialistas da Mayo Clinic, uma vez que uma pessoa é infectada com esse vírus, não há cura; portanto, as bolhas podem ocorrer continuamente ao longo da vida, principalmente quando as defesas estão baixas.
A Organização Mundial de Saúde explica que a maioria das infecções desse tipo de herpes é adquirida durante a infância.
Mononucleose
Conhecida como “doença do beijo”, é uma infecção causada principalmente pelo vírus Epstein-Barr (EBV). Apresenta dor de garganta, febre e cansaço. De acordo com a Fundação Nemours, bebês e crianças pequenas infectadas com EBV geralmente apresentam sintomas muito leves.
Gripe
Infecção viral que se espalha facilmente de uma pessoa para outra, é caracterizada principalmente por dor de garganta, tosse, espirros, congestão nasal e febre.
Nos adultos, geralmente desaparece dentro de uma semana a 10 dias. No entanto, a OMS alerta que uma gripe simples em crianças pequenas pode levar a complicações graves: desde pneumonia até morte
Meningite viral
Segundo a pediatra Carla Dall’Olio, do Hospital Barra D’or, esta doença também pode ser transmitida pelo beijo. Os sintomas iniciais são semelhantes a uma virose; porém, mais intensa e que exige o acompanhamento médico imediato.
Cuidados com o bebê
- Beijar o bebê faz mal? Gesto libera hormônio do amor
- Doença do beijo é muito comum em crianças: como proteger
- Visitas ao recém-nascido: excesso pode fazer mal
Original Author: Raquel Ortiz Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/raquel-ortiz
Original ID value: 219100
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/219100/besar-a-los-bebes-es-peligroso-4-enfermedades-que-le-podrian-transmitir