Câimbra na gravidez é normal?

Ter  câimbra na gestação é algo comum, principalmente na segunda metade em diante, quando o peso do útero é maior e a dificuldade de circulação nas pernas vai aumentando, o que facilita que elas ocorram.

Leia também:
Pilates na gravidez combate dores e desconfortos
Dicas para dormir bem durante a gravidez
Dores na gravidez: veja as mais comuns

Causa das câimbras na gravidez

De acordo com o ginecologista e obstetra Jurandir Passos, do Delboni Medicina Diagnóstica, as câimbras podem ser causadas por questões vasculares ou por diminuição de alguns nutrientes. “A câimbra nada mais é do que uma contratura muscular com duração variável e que leva a uma dor forte enquanto ocorre. A frequência é um pouco maior ao final do dia ou mesmo durante o sono e a predisposição pode fazer com que aconteça mais vezes durante o período gestacional”, afirma.

Como evitar câimbras?

Ainda segundo os médico, as câimbras não causam nenhum malefício além da dor. Mas, para evitar o incômodo, uma alimentação adequada, com fontes de cálcio (leite e derivados, brócolis, repolho), potássio (vegetais, laranja e banana) e magnésio (ervilha, mandioca, couve, castanhas, amendoim) pode ajudar.

Outra dica para  diminuir as câimbras, se a causa for vascular (presença de varizes ou se a mulher fica muito tempo em pé), é utilizar meias elásticas, que vão ajudar na circulação, e fazer massagens nas pernas antes de deitar.

Em casos de hiperemese gravídica, a ocorrência de câimbras pode indicar alterações eletrolíticas que precisam ser analisadas e corrigidas a fim de se conseguir melhorar os sintomas. “Durante o pré-natal, se a gestante estiver apresentando quadros de cãibras, o médico já deve ser alertado, para que as medidas necessárias para o seu controle sejam tomadas o quanto antes e, assim, evitar a sua piora”, finaliza.