Autoestima após término: 5 passos para reconstruir sua confiança

Veja algumas dicas para voltar a se enxergar fora de um relacionamento

O fim de relacionamento raramente é fácil. Afinal, mesmo quando a decisão é mútua, é comum sentir um vazio, insegurança e até questionar o próprio valor. No entanto, esse momento pode ser uma oportunidade poderosa de reconexão.

Embora reconstruir a autoestima após o término não acontece da noite para o dia, essa fase inspira um olhar para dentro, algo que vai muito além de cortar o cabelo ou comprar roupas novas. Veja como fazer isso e voltar a se sentir inteira.

Como reconstruir a autoestima após o término?

(Crédito: pikisuperstar/freepik)

1. Permita-se sentir

Primeiramente, não pule a fase de luto pelo fim do relacionamento mergulhando no trabalho, nas saídas com amigos ou em novos envolvimentos. Afinal, sentir é parte do processo e muito importante para que você supere de fato.

2. Relembre quem você é fora de um relacionamento

É comum que, com o passar de um tempo, você tenha aderido aos moldes de uma rotina a dois. Por isso, resgatar a sua individualidade nesse momento é fundamental. Para isso, relembre hobbies antigos, amizades, gostos pessoais, sonhos que estavam guardados. Isso te ajudará a se lembrar que sua identidade não depende de ninguém.

3. Cuide de si

Embora autocuidado seja vinculado a algo físico, ele vai muito além. É claro que uma rotina de skincare, mudança de visual ou testar uma nova maquiagem pode ser o início, mas vale ir além. Práticas como meditação, terapia e atividade física, por exemplo, ajudam a fortalecer o emocional e a mente.

4. Cerque-se de quem te fazem bem

É comum querer ficar sozinha às vezes, mas o apoio de amigos e familiares é essencial para a cura. Além disso, muito do que pensamos sobre nós é reflexo do que ouvimos dos outros.

5. Dê tempo ao tempo

De fato, o tempo cura tudo e cada pessoa vive o luto do relacionamento de uma forma. O importante é entender que, pouco a pouco, a dor vai dando lugar à clareza, e a saudade se transforma em aprendizado.

Relacionamento