Se para muitos adultos o sobrepeso abala a autoestima e traz sofrimento social, o problema, quando afeta crianças pequenas, pode ainda ser mais complexo, já que, em fase escolar, podem sofrer com bullying de colegas e passar por constrangimentos diversos. A situação só piora quando as críticas e ofensas começam dentro de casa.
Criança acima do peso: cuidado com o aspecto psicólogico
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos e Reino Unido, chamar seu filho de gordinho faz com que ele ganhe ainda mais peso no futuro. Entre os 4 e 13 anos de idade, 3.500 crianças foram acompanhadas por especialistas e tiveram seus Índices de Massa Corporal (IMC) medidos.
Durante este período, as crianças consideradas gordinhas pelos próprios pais, mesmo quando tinham IMC dentro da média, foram mais propensas a engordar do que aquelas que eram consideradas dentro do peso normal pelos responsáveis.
Os pesquisadores explicam que, ao sofrerem com o estigma da obesidade neste período, as crianças podem encarar o estereotipo de sobrepeso como algo muito negativo, aumentando os riscos de desenvolver compulsões alimentares, se transformando em um jovem obeso.
Além disso, o sentimento de inadequação com o corpo faria com que os pequenos se sentissem desestimulados a praticarem atividades físicas, por vergonha, por exemplo, piorando o quadro de aumento de peso.
Saúde das crianças: Consumo de água reduz risco de obesidade infantil