Chupar limão na gravidez acaba com enjoos? Médico diz se (e como) funciona

Os enjoos na gravidez são comuns e acontecem, normalmente, nos três primeiros meses. A principal causa são os fatores hormonais, já que as mudanças são grandes no organismo da mulher que passa a gerar um filho. Para  combater enjoos muitas mulheres seguem dicas caseiras, como chupar limão. Mas será que funciona?

Leia também:
Enjoar e vomitar na gravidez interfere na nutrição do bebê?
Alimentos ácidos são arma contra enjoos
5 alimentos para acabar com o enjoo na gravidez

Limão para evitar enjoo

O ginecologista e obstetra Domingos Mantelli, autor do livro “Gestação: mitos e verdades sob o olhar do obstetra”, diz que o truque funciona sim. “Chupar limão ajuda porque o organismo da grávida pede alimentos mais cítricos, principalmente no primeiro trimestre. Eles aumentam a acidez e facilitam a digestão”, explica.

Como consumir

A melhor forma de utilizar o  limão para evitar enjoos é fazer um suco de só com a fruta espremida e água, e tomar pela manhã, bem cedo. “Mas, se der vontade, a grávida pode chupar o limão”, diz. 

Não há um limite máximo de consumo, mas ele recomenda ter atenção em casos de gastrite e aftas, que podem piorar com o excesso de limão. 

Dicas para acabar com enjoos

Além do limão, o médico diz que comer bolacha de água e sal, tomate ou tangerina, também ajudam a aliviar o mal estar. Também deve-se evitar longos períodos de jejum, pois o estômago vazio secreta ácido. O ideal é comer a cada três horas.

Se os enjoos persistirem, é importante consultar um médico, pois pode ser um sinal de hiperêmese gravídica, doença que se caracteriza por vômitos intensos e que aparece em cerca de 0,5% a 2% das grávidas.