Apesar de não ser uma regra, ficar com as axilas escuras na gestação é um fenômeno comum deste período e que não causa riscos à saúde. Todavia, as manchas podem incomodar pelo aspecto estético, principalmente quando permanecem após o nascimento do bebê.
Por que as axilas ficam escuras na gravidez?
Chamada de hipercromia, essa alteração é decorrente de uma série de transformações hormonais típicas da gestação que resultam no aumento da produção de melanina, pigmento responsável por dar cor à pele. Portanto, ter manchas nos seios, axilas ou a virilha escura na gravidez é normal.
O que fazer para clarear?
Tratamentos para clarear axilas escuras na gravidez muitas vezes não são necessários, visto que o problema costuma melhorar após o parto. Entretanto, se o escurecimento persistir podem ser feitos procedimentos dermatológicos para amenizar as manchas.
Acima de tudo, o mais importante é ter cautela ao se submeter a quaisquer tratamentos enquanto estiver amamentando, visto que tudo que é ingerido ou aplicado na mãe pode afetar diretamente o leite materno e, consequentemente, o bebê. Após este período, as possibilidades de tratamento aumentam, mas ainda prevalece a necessidade de indicação médica.
A dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Rossana Vasconcelos, indica quais são as opções para tratar axilas escuras na gravidez. Veja:
Procedimentos estéticos: lasers, peelings e mais
A medicina estética está repleta de procedimentos para tirar manchas e clarear a pele escura da gravidez. Eles vão desde laser e luz pulsada até alguns peelings.
Muitos destes tratamentos incluem o uso de produtos químicos, como no caso de peelings à base de ácidos fortes, e portanto são contraindicados para lactantes. A dica nestes casos é realizar uma avaliação dermatológica para determinar o tratamento mais adequado para o tipo mancha, pele e período da paciente.
Clareadores
De acordo com a dermatologista, o uso de produtos clareadores costuma ser indicado para reduzir a aparência escura da pele. Porém, alguns produtos só podem ser usados com indicação médica, como os cremes e as pomadas à base de ácidos fortes ou hidroquinona, já que possuem riscos e cuidados específicos e geralmente só são usados por mães que não amamentam mais.
Tratamento caseiro para clarear pele funciona? É seguro?
Apostar em receitas caseiras para clarear axilas escuras na gravidez pode ser uma cilada. Fórmulas à base de urina do bebê – como a usada pela apresentadora Daniela Albuquerque -, limão e outros produtos “naturais” não são recomendadas pois podem até mesmo agravar ainda mais as marcas, deixando-as permanentes.
A dica, portanto, é sempre recorrer a um profissional e não tentar resolver o problema em casa.
Manchas na gestação
- Melasma na gravidez: por que surge, como evitar, tratamentos e mais
- Tomar sol durante a gravidez causa manchas; veja cuidados
- Famosa também usou chá de camomila para clarear melasma. Funciona?