A preocupação com a saúde bucal e com o sorriso bonito dos filhos deve começar antes mesmo de os primeiros dentinhos aparecerem. Até os dois anos, a gengiva e os dentinhos dos bebês precisam de cuidados específicos. Veja dicas para cuidar da saúde bucal dos pequenos em cada fase dos primeiros anos de vida:
Leia também
Manchas nos dentes de leite: o que pode ser?
Meu filho quebrou o dente! O que eu faço agora?
5 erros que os pais cometem ao cuidar dos dentes das crianças
De 0 a 6 meses
Limpar a gengiva com uma gaze (seca ou umedecida) para remover resíduos. Para garantir que a saúde bucal do bebê esteja em dia, também é importante evitar que o bebê mame por um período muito longo e que use a mamadeira dentro da boca para “brincar” ou coçar a gengiva. Se o bebê precisar sugar algo durante o sono, o mais indicado é oferecer chupeta ou mamadeira de água.
De 6 a 18 meses
Nessa fase, é importante dar início à rotina de higienização dos dentes e da boca com uma escova macia apropriada para a idade. O truque é realizar a higiene oral quando o bebê não estiver com fome ou com sono, para que ele entenda o que está sendo feito e se acostume com a rotina. A melhor posição para limpar os dentinhos do bebê é com a mãe sentada, segurando-o em seus braços.
Os primeiros dentes
É importante verificar se os primeiros dentinhos não apresentam pontos marrons ou esbranquiçados, que podem traduzir um quadro de cárie. Além disso, é importante levar o bebê ao dentista a partir do primeiro dente ou do primeiro ano de vida.
De 18 a 24 meses
Dos 18 meses até os dois anos de idade, o bebê já possui uma alimentação variada que requer escovação dos dentes pelo menos três vezes ao dia. Alimentos doces ou à base de amido devem ser oferecidos às crianças apenas nas refeições principais, que devem ser seguidas da higiene oral.
Outro segredo é limitar o número de lanches por dia e estimular o consumo de alimentos saudáveis como frutas, verduras, sucos sem açúcar e cereais. As dicas foram cedidas pelos especialistas de Colgate.
Assista ao vídeo e veja outras dicas de higiene bucal infantil: