Como saber se o bebê está mamando o suficiente: sinais que ajudam a ter certeza

Mesmo não falando, bebê dá indícios de que está saudável

A amamentação serve para muito mais do que para a nutrição. No entanto, não há como uma mãe não ter dúvidas se o bebê está mamando o suficiente. Afinal, como o leite não pode ser medido diretamente na amamentação, é natural que surjam inseguranças e medo de que ele esteja passando fome ou até mesmo que seu desenvolvimento seja comprometido.

A boa notícia é que o corpo do bebê dá sinais claros de que tudo está dentro da normalidade ou não. Veja quais são eles.

Como saber se o bebê está mamando o suficiente?

(Crédito: freepik/freepik)

Para saber se o bebê está mamando o suficiente, é importante ficar atento a estes pontos:

+ Quantidade de fraldas de xixi por dia;
+ Ganho de peso;
+ Comportamento do bebê após mamada;

Um dos primeiros sinais de que o bebê está mamando o suficiente é a quantidade de fraldas molhadas ao longo do dia. Em média, espera-se que um recém-nascido faça pelo menos seis trocas de fralda com bastante xixi claro, podendo ser mais.

Já quanto ao cocô, isso pode variar mais. O importante é que, quando acontece, as fezes tenham aspecto normal para a idade, como coloração amarelada e textura pastosa.

O mesmo vale para o ganho de peso, que deve ser acompanhado com um pediatra. Inicialmente, é comum que o bebê perca um pouco de peso, mas, depois, ele deve começar a regular esse ganho.

Além disso, a forma como o bebê se comporta durante e depois da mamada é um ótimo termômetro. Se, logo após que mama, ele parece satisfeito e tranquilo, é um ótimo sinal. Já se continua chorando e irritado, pode ser um ponto de alerta. Ter um bebê ativo, que reage aos estímulos a sua volta também ajuda a ter a certeza de que tudo vai bem na amamentação.

Amamentação