Entenda o que pode de fato prejudicar essa fase tão importante para a mãe e bebê
A amamentação é uma fase muito importante para a nutrição, mas também para reforçar o vínculo entre a mãe e o bebê. Por isso, é de extrema importância tomar os cuidados necessários para garantir que ela seja saudável para ambos.
Veja abaixo o que não é indicado fazer enquanto amamenta para que você e seu bebê fiquem bem ao longo dessa fase.
O que não pode fazer enquanto amamenta?

Ingerir álcool
Assim como na gestação, o consumo de álcool não deve fazer parte da rotina da lactante. Isso porque o álcool passa muito facilmente para o leite materno e até mesmo uma pequena dose pode afetar o desenvolvimento neurológico do bebê.
Consumir aspartame
Outro item que deve ser abolido da dieta é o aspartame. Em um texto no seu site, a pediatra Ana Carolina Pacheco explica que o adoçante artificial também pode causar problemas de desenvolvimento. “Por isso, é melhor optar por alternativas naturais para adoçar alimentos, como mel ou açúcar mascavo”, explica, ao reforçar que o mel não deve ser ofertado para o bebê antes dos 12 meses.
Exagerar na cafeína, alimentos industrializados e alergênicos
Para a dieta, sugere-se ainda não exagerar em bebidas ricas em cafeína, alimentos industrializados e os potencialmente alergênicos. Com relação aos alimentos que dão gases, embora não haja uma comprovação, é válido reduzir o consumo caso perceba uma relação.
Tingir os cabelos
Há quem acredite que não se pode tingir os cabelos na fase da lactação. No entanto, a maior dica sobre isso é escolher a tinta de acordo com as recomendações do seu médico, como aquelas que não contenham amônia e chumbo na composição.
Uso de remédios sem indicação médica
O uso de medicamentos sem prescrição médica também pode acarretar em problemas para o bebê. Já quando à prática de exercícios mais pesados, não há uma contraindicação desde que com orientação médica.






