A seguir, confira dicas para manter o bem-estar da sua saúde íntima em dia
Melhor do que manter uma vida sexual ativa de forma saudável é garantir que tudo continue em ordem com seu corpo após o ato.
Para isso, alguns cuidados são fundamentais – e simples, ao ponto de você transformar em hábitos – para prevenir infecções, irritações e desconfortos.
Saúde íntima: o que fazer após o sexo
1. Urine antes e depois

De acordo com Debora Rosa, ginecologista formada pela UFRJ (Unidade Federal do Rio de Janeiro), é imprescindível urinar antes e depois da relação sexual.
“O hábito ajuda a limpar o canal vaginal, que fica próximo à uretra, geralmente repleta de bactérias”, explica.
2. Não pule a higiene íntima
Outra dica importante para o pós-sexo é lavar a região íntima com sabonetes naturais, que não tenham sulfato e nem perfume na composição – o que evita irritações e alterações na flora -, para eliminar saliva e outros fluidos.
3. Aposte no óleo de coco

Visto que a penetração pode causar microfissuras na pele, a profissional indica passar óleo de coco na parte externa da vulva.
No entanto, a parte interna também pode se beneficiar: “É um composto antifúngico e antibacteriano, que ajusta o pH de toda a região”, pontua ela.
4. Se possível, dispense a calcinha

Por fim, deixar a vagina “respirar” é um ótimo cuidado com sua saúde íntima após o sexo. Isso porque dormir sem calcinha ajuda a reduzir a umidade e a ventilação limitada – fatores que favorecem a proliferação de fungos e bactérias.
Contudo, não for possível ficar sem, a dica é optar por peças de algodão, que permitem melhor ventilação.






