O crescimento do bebê é acompanhado por inúmeras transições corporais, e até mesmo as fezes acompanham essas mudanças. Se para um bebê recém-nascido é normal as fezes serem esverdeadas, para uma criança esse aspecto pode indicar algum problema de saúde, por exemplo. No entanto, mesmo com algumas variações, elas podem dar sinais de quando algo não vai bem.
Nosso corpo é bastante eficiente em sinalizar possíveis problemas de saúde. Exatamente por isso, reparar no aspecto do cocô de uma criança pode ajudar a investigar um possível problema de saúde ou até mesmo tranquilizar os pais acerca de alguma preocupação.
Cocô de criança: aspectos normais
Castanho e esférico
Fezes consideradas saudáveis basicamente tem duas características: devem ser acastanhadas e de textura macia e moldada. Como o cocô está diretamente relacionado com a alimentação, pode ser que esse aspecto castanho e moldado mude eventualmente, o ideal, contudo, é que essa mudança não persista por muito tempo.
Aspectos que merecem atenção
Líquido demais
O cocô muito líquido, feito com mais frequência, pode indicar diarreia. Em bebês maiores e crianças, a diarreia pode acontecer devido a uma infecção viral ou bacteriana, ao consumo excessivo de frutas ou suco ou como reação a um remédio.
Sólido demais
Cocô em pedrinhas pode indicar prisão de ventre. Nesses casos, é comum a criança sentir dor abdominal, barriga endurecida e necessidade de fazer mais força do que o normal ao tentar evacuar.
Verde
O cocô com aparência verde associado a bebês pode indicar excesso de lactose. Em outros casos, pode indicar a presença de um vírus, sensibilidade a algum alimento ou resultado de alguma medicação. Contar com uma avaliação médica é importante se os sintomas persistirem.
Vermelho
Sangue nas fezes também pode indicar que o bebê ou a criança está com prisão de ventre, pois a passagem das fezes pode causar fissuras na pele do ânus. Mas sempre consulte um pediatra no caso encontre sangue para descartar qualquer outra possível causa.
Cocô e a saúde
- Terapia do cocô é dica de psicólogo para acabar com mágoa e ódio
- 6 avisos que suas fezes, seu cabelo e seu corpo dão para você mudar sua dieta
- Forrar o vaso não adianta: veja 5 macetes para banheiro público