De onde vem cada quilo ganho na gravidez: números incríveis desvendados

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Os quilos a mais na gravidez não significa que a mulher esteja engordando. Eles correspondem a algumas mudanças geradas no corpo. E, de acordo com o ginecologista e obstetra Antonio Paulo Stocler, especialista da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), esse  ganho de peso na gravidez varia para cada mulher, já que o bebê pode crescer muito ou pouco, a mãe produzir mais líquido ou menos, entre outros fatores. 

Leia também:
7 formas de não engordar muito na gravidez que são saudáveis de verdade
10 melhores alimentos para uma gravidez saudável
6 truques para emagrecer depois da gravidez que toda mulher deve seguir

Quanto a mulher engorda na gravidez?

Alguns médicos defendem que o normal é a mulher engordar na gravidez entre 7 a 12 kg, mantendo uma média de 1kg a cada mês. Mas o ginecologista diz que isso irá depender do índice de massa corporal (IMC) de cada mulher e será definido pelo obstetra. “Tanto o ganho excessivo quanto o baixo podem causar problemas, como, respectivamente, diabetes gestacional e parto prematuro”, afirma.

Origem dos quilos a mais

Em geral, os quilos a mais se dividem em: peso do bebê (3 Kg), placenta (700 g), líquido amniótico (900 g), aumento do tecido mamário (900 g), crescimento do útero (900 g), volume sanguíneo da mãe (1,8 kg), líquido dos tecidos maternos (900 g) e gordura materna (3 kg). 

Perda de peso após o parto

Parte desses quilos são eliminados no momento em que o bebê nasce, quando, além do peso do filho, a mulher perde também entre 500 ml a 1000 ml de sangue e a placenta. O restante do peso ainda demora um pouco para ser eliminado. “Algumas mulheres têm mais  dificuldade para emagrecer depois do parto. E não se pode prometer a mesma forma de antes, pois o corpo é exigido ao extremo numa gravidez. O metabolismo muda, assim como os hábitos alimentares. Algumas doenças como insuficiência venosa e hipertensão também podem dificultar”, finaliza.