O nascimento dos primeiros dentinhos do bebê começam a acontecer por volta dos seis meses de idade. Os chamados incisivos centrais – os dentes da frente – e inferiores são os primeiros a aparecer na boca. E essa é uma ocorrência natural que, normalmente, não provoca dor, nem sangramento. Porém, é um período caracterizado pela irritabilidade da criança e, por mais incrível que pareça, pode acontecer antes mesmo dessa idade.
https://www.instagram.com/p/BPslWOIg6K3/
Sinais de que os dentes estão nascendo
Com o bebê da nutricionista e ex-Fazenda Aryane Steinkopf, o pequeno Aarão de apenas três meses, os dentinhos começaram a despontar mais precocemente. Os sinais de que os dentes do bebê estão nascendo podem vir associados a alguns sintomas como: aumento de salivação devido à maturação das glândulas salivares e a dificuldade que ele tem de engolir a saliva produzida, diarreia em consequência do distúrbio gastrointestinal causado pela contaminação por meio de objetos levados à boca e pela sucção dos dedos, febre baixa e passageira, gengivas inchadas e irritação local. Com tudo isso, o bebê também pode ficar agitado e irritadiço, podendo até perder o apetite e o sono habitual.
Dicas para minimizar o desconforto
Para aliviar o incômodo do bebê, os pais devem proporcionar e oferecer alimentos mais duros, como pedaços de cenoura ou talos de vegetais crus que ajudam na erupção dos dentes. Alimentos ou bebidas quentes, que aumentam a sensação de irritação devem ser evitados.
Lave uma fralda de pano em água fria e coloque-a no freezer por cerca de 30 minutos. Ela vai ficar geladinha e pode proporcionar grande alívio quando o bebê morder e chupar o paninho. Ele também pode morder os dedos limpos da mamãe ou do papai. O ato é capaz de fornecer pressão suficiente para conter inchaço das gengivas e trazer algum alívio.

Outra maneira de aliviar o desconforto e o incômodo é massageando suavemente a gengiva. Para isso, esfregue a gengiva inchada do bebê com dedo limpo ou envolva o dedo com uma gaze umedecida em água filtrada ou soro fisiológico, e faça movimentos suaves sobre a região.
Além disso, os pais também podem oferecer ao bebê mordedores de silicone, que podem ser mantidos na porta da geladeira. A temperatura baixa promove um efeito levemente anestésico e alivia a irritação da gengiva. O silicone é o material ideal, por ser mais higiênico que o látex e menos sujeito ao mofo.
Aprenda outras dicas de cuidado do bebê