Depressão infantil pode ser causada por alimentação errada, alerta nutricionista

por | set 21, 2018 | Gravidez e bebês

É comum associar oscilações comportamentais na infância – como mudanças de humor, tristeza e desânimo – a questões externas, geralmente dos ambientes que a criança frequenta.

Mas nem sempre são as relações interpessoais e a rotina escolar que interferem na saúde mental dos pequenos. Existem outros fatores importantes que tem o poder de desequilibrar o emocional e o psicológico das crianças e a alimentação é um deles.

Alimentação infantil e depressão

A nutricionista especializada na infância, Andreia Friques, explica que a serotonina, neurotransmissor ligado ao prazer e bem-estar, é produzida majoritariamente no intestino – por isso o órgão é conhecido como “segundo cérebro”.

SHUTTERSTOCK

Isto significa que quando o intestino não funciona corretamente, a produção de serotonina cai drasticamente, o que provoca mudanças comportamentais muito visíveis nas crianças, como falta de motivação e disposição, podendo levar a um quadro de depressão infantil.

Quais alimentos prejudicam o intestino?

Uma boa alimentação precisa reunir os nutrientes necessários para o desenvolvimento correto dos processos biológicos da criança para que, dessa forma, ela tenha disposição, energia e capacidade de absorção de informações.

Existem alimentos que, se consumidos em excesso, prendem muito o intestino ou causam gases e, por isso, devem ser evitados ou consumidos com moderação.

Cereais refinados

Todos os alimentos feitos com farinha branca refinada, como: biscoitos, massas, pães e arroz branco. Eles são pobres em fibras e vitaminas que ajudam na contração do intestino, além de estufar a barriga e formar gases.

Goiaba

A goiaba é uma fruta é uma fruta perfeitamente saudável, mas, por ter um alto teor de fibra solúvel, se consumida em excesso acaba retardando o funcionamento do intestino.

Banana

Apesar de ser uma ótima fruta para ser consumida antes de treinos – justamente porque retém líquidos no corpo – a banana não é indicada para crianças que tenham prisão de ventre. Ela resseca as fezes e tem fibras e carboidratos que tornam o transito intestinal mais demorado e difícil.

Refrigerantes

Além de não terem vitaminas e nutrientes, os refrigerantes são ricos em açúcar e substâncias químicas que acabam prejudicando o bom funcionamento de bactérias no intestino. Ao mesmo tempo, o líquido abre espaço para a proliferação de bactérias nocivas ao trato intestinal.

Salgadinhos fritos

Coxinha de frango, risoles, bolinha de queijo… São alimentos muito pobres em fibras ao mesmo tempo que ricos em carboidratos e gorduras trans e saturadas. Ou seja, pioram drasticamente o quadro digestivo e o intestino preso.

Dicas de alimentação saudável