É muito importante que a família tente garantir o aleitamento materno exclusivo do bebê recém-nascido até os seis meses de vida. A partir de quando, então, o bebê começa a experimentar os primeiros alimentos: primeiro as frutas e sucos, depois os legumes. É por nunca ter ingerido nada na vida, que essa introdução aos novos sabores e à nova dieta precisa ser lenta e gradual.
Como fazer introdução alimentar no bebê
Imagine que, assim que nasce, o bebê precisa se acostumar até com a digestão do leite devido à imaturidade do seu intestino recém-formado. Seis meses depois, quando recebe a indicação do pediatra para começar a experimentar as frutas e seus sucos, é preciso ir com calma para entender todo tipo de reação que o bebê pode ter ao ter contato pela primeira vez com aquele alimento.
Dessa forma, é preciso introduzir um alimento de cada vez para conseguir observar qual deles pode ter causado qualquer tipo de desconforto ou reação indesejada no bebê. É por isso que os pediatras recomendam dar uma fruta por dia apenas, no início, e em estado bem “puro”.
O bebê pode comer todo tipo de fruta ou tomar qualquer suco, desde que não seja industrializado. No entanto, se você isola apenas uma fruta por vez consegue identificar exatamente qual o efeito do alimento na dieta do bebê, como ele reage após a digestão e os sinais na fralda.
Assim sendo, é recomendável não misturar duas frutas mesmo para a elaboração de suco, por exemplo. Ao evitar, fica muito mais fácil saber qual delas foi a responsável por qualquer desconforto ou alergia e prevenir da próxima vez. Da mesma forma, outros alimentos novos também devem ser introduzidos gradativamente, para poder se identificar possíveis alergias.