Quando se fala em trabalho de parto, a dor é uma das primeiras coisas que vêm à cabeça. Ela faz parte do processo e é algo natural. Mas nem todas as mulheres conseguem suportá-la bem. Para ajudar a amenizar a intensidade dessas dores, especialmente no parto normal, os médicos Sarah Jordan e David Ufberg, autores do livro “Manual da Gravidez” (Editora Gente) sugerem alguns métodos que podem ser empregados no hospital, com a equipe médica, ou em casa, com doulas ou parteiras.
Leia também:
Medo do parto: o que fazer para deixar o momento mais tranquilo
Como saber se estou em trabalho de parto
O que realmente é perigoso para o bebê durante a gravidez?
Medo da dor do parto: dicas
– Respire fundo! Inspire pelo nariz quando as contrações começarem e expire pela boca quando o ápice passar.
– Faça uma massagem. Não precisa ser com um massagista profissional, você pode pedir a um assistente que esteja trabalhando no seu parto. A pressão intensa em movimentos circulares na lombar e nos quadris ajuda a aliviar dores das contrações.

– Aplicar uma compressa úmida e fresca sobre a testa ou morna na região lombar é uma dica dada por doulas que costuma ser bem eficaz. Tomar um banho morno também ajuda muito a relaxar.
– Mude de posição, mexa-se, deixe que o bebê se mova e te mostre qual a posição mais confortável para o momento. Isso deve diminuir as dores do parto bastante.

– Não tenha medo de pedir ao médico medicamentos ou mesmo a anestesia. Isso pode até mesmo ajudar a conservar sua energia para quando chegar o momento de fazer força para empurrar o bebê para fora.
– O parto vai ser em casa? Aproveite que você está num ambiente onde tem liberdade e espaço para se movimentar, seja sentando-se numa bola de pilates, tomando banho, agachando-se, caminhando, etc.
– Procure se distrair e focar em outras coisas, ao invés de ter em mente apenas o fato de que o parto vai doer. Vale contar com a ajuda do parceiro para conversarem ou mesmo olhar fotografias.