Carta na manga para quem precisa perder peso bem rápido, a dieta Atkins, ou dieta da proteína, é muito popular entre as famosas e tem como diferencial o consumo livre de fontes de proteínas como carnes, leite, ovos e saladas. Vício alimentar de muita gente, os carboidratos são totalmente proibidos: esqueça arroz, pães e massas, além de açúcares e doce.
Leia também:
Dieta Ravenna emagrece até 7 kg por mês mudando relação com a comida
Famosas fazem dieta sem glúten para perder peso em poucos dias
Te contamos quais são os alimentos ricos em proteínas
Apesar de ser bem restritiva, essa parece a fórmula certa para a celebridade Kim Kardashian. Pela segunda vez, ela usa o método para voltar à silhueta mais enxuta depois de dar à luz.
Depois de exatamente 1 mês e 15 dias do nascimento do segundo filho e de ter engordado 27 kg durante a gravidez, a famosa postou no Twitter que já mandou embora 13 kg com o cardápio da dieta Atkins.

Ela pretende eliminar mais 18 kg, pois tinha acumulado “uns 5 kg extras nos últimos anos.”
Vítima do efeito sanfona, na primeira gravidez, Kim havia engordado 25 kg. Ela recuperou a boa forma com a mesma dieta pós-parto.
Especialistas, entretanto, alertam: não é indicado que mulheres que acabaram de ter filhos sigam uma dieta restritiva.
Dieta da proteína no pós-parto: riscos e orientações
Ganhar de um lado, perder do outro. Este é o resumo da condição de saúde de quem segue uma dieta restritiva pós-parto.
Isso porque, apesar de a mulher eliminar o peso adquirido durante a gravidez, pode sofrer prejuízos nutricionais (deficiência de vitaminas, minerais e proteínas).
A recomendação geral é que não se faça uma dieta deste tipo por mais de dois dias.
Se a ideia é seguir a dieta das proteínas, o cuidado deve ser redobrado.
Falta de nutrientes
“A longo prazo, a ingestão exclusiva de proteína propicia o aumento do colesterol ruim (LDL) e triglicérides”, explica a nutricionista do Hospital e Maternidade Santa Joana, Luciana Costa. “Isso porque essa dieta é rica em gorduras também”, justifica.
A especialista avalia que após o parto e para mulheres que estão amamentando, não é indicada nenhuma dieta restritiva.
O certo mesmo é consumir todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais), em 6 refeições diárias, com lanches intermediários durante o dia. Isso garante a nutrição adequada da mãe e do bebê.
Queima de massa muscular
Mais um fato que pesa contra a escolha da Kardashian: uma dieta somente com proteína resultaria em perda de massa magra (músculo).
Portanto, segundo o ginecologista e obstetra do Santa Joana, Alberto d’Auria, a ingestão de carboidrato é fundamental.
“O carboidrato garante energia para a puérpera se movimentar sem consumir massa magra. Vale lembrar que a gestante, ao deixar a sala de parto, sairá com pelo menos 5,5 kg a menos, peso do feto, placenta e líquido amniótico”, explica.
“Entendo que o momento pós-parto não é o correto para preocupação com dieta restritiva com objetivo estético de preservar o corpo.”
Perder peso após a gravidez: modo seguro
Sem dieta, como fazer para eliminar o peso de maneira saudável após ter um filho ou enquanto estiver amamentando?
Para a nutricionista Luciana Costa, o primeiro passo é controlar o ganho de peso durante a gestação.
“Ganhos excessivos, como o da Kardashian, dificultam a perda posterior. É normal perder muito peso no primeiro mês, mas, após esse período, a perda deve ser de aproximadamente 1 kg por mês. Perdas de peso maiores que essas são prejudiciais à saúde.”
Dieta Atkins: como funciona
Criada nos anos 1970 pelo cardiologista americano Dr. Robert Atkins, a dieta de baixa ingestão de carboidrato faz com que o fígado inicie um processo de conversão de gordura corporal em ácidos graxos e corpos cetônicos, que são substâncias usadas pelo organismo como fonte de energia. Esse processo, chamado cetose, é essencial para o emagrecimento nas primeiras semanas.
Fases
O regime é dividido em quatro fases: indução, perda de peso contínua (PPC), pré-manutenção e manutenção.
Indução
Na primeira etapa, o objetivo é transformar seu corpo em uma máquina de queimar gordura. A duração é de pelo menos duas semanas e são indicados alimentos ricos em proteínas, como frango, carne bovina, cordeiro, porco, vitela, peixe e marisco, ovos, queijo e proteínas vegetais.
Perda de peso contínua (PPC) e manutenção
Já na PPC, o consumo de carboidratos aumenta até eliminar os suplementos. Essa transição deve ser feita desde que a pessoa continue emagrecendo. Nesta fase, estão liberadas, por exemplo, pequenas doses de nozes e frutas secas, legumes e verduras.
Pré-manutenção
Nesta etapa, o programa sugere que a pessoa perca 4,5 kg lentamente. São os últimos par atingir o peso ideal. São liberados grãos integrais e maior quantidade de carboidrato, que muda de pessoa para pessoa.
Manutenção
A palavra de ordem desta fase é equilíbrio. É indicado comer da mesma maneira que comia durante a fase de Pré-manutenção. Pode-se acrescentar gorduras boas na dieta, que se tornará um estilo de vida permanente.
Efeito sanfona
Apesar de ser um sucesso entre as celebridades, a dieta elimina grupos alimentares do cardápio e, por isso, é criticada por especialistas. Eles defendem que este caminho para o emagrecimento rápido pode provocar efeito sanfona e abandono do procedimento devido ao esgotamento de opções no cardápio.
A orientação, assim, é escolher um método de perda de peso conforme indicação de um especialista para evitar problemas de saúde.