A tontura é um dos sintomas mais comuns durante a gravidez, e uma das causas pode estar relacionada à saúde dos olhos. Devido às alterações hormonais ao longo da gestação, a futura mãe pode sofrer alguns distúrbios temporários na visão, favorecendo a ocorrência de vertigens.
Grau dos óculos muda na gravidez?
Até mesmo a graduação dos óculos ou lentes de contato podem aumentar por causa das variações hormonais, e os principais sintomas, além da visão mais borrada, são as dores de cabeça e tonturas.
Segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), o inchaço generalizado causado pelos hormônios da gravidez aumenta a espessura e a curvatura da córnea e do cristalino, podendo levar a um desvio refrativo que aumenta o grau.
Ao notar qualquer mudança na visão, a gestante deve procurar o médico, já problemas nos olhos durante a gravidez também podem ser sinal de diabetes gestacional.
Visão volta ao normal depois da gestação?
O aumento na graduação dos óculos da gestante é uma condição transitória, e a visão da mãe deve voltar ao normal dentro de, no máximo, oito meses após o nascimento do bebê.
Como explicou o oftalmologista Alex Sá em seu Instagram, esta é uma situação normal durante a gestação e alguns meses depois, mas merece atenção: “Caso os sintomas continuem, é importante procurar um oftalmologista para sanar todas as suas dúvidas”.