A gravidez costuma trazer muitas dúvidas para as futuras mães, já que cada corpo reage de maneira diferente. No entanto, existem algumas generalidades que os especialistas destacam para todos os casos, a fim de desmistificar medos infundados.

Um dos mitos mais frequentes diz respeito à saúde ocular da mãe. A crença popular garante que a gravidez e a lactação afetam naturalmente a visão, e que muitas vezes causam danos irreversíveis aos nervos oculares.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, este mito está relacionado a outras deficiências na dieta durante a gravidez, que podem enfraquecer temporariamente a visão.
No entanto, os especialistas são claros: nem a gravidez nem a amamentação têm influência em doenças congênitas como a miopia.
Atualmente, é comum as mulheres engravidarem após os 30 anos, mas a visão embaçada que elas apresentam está mais relacionada à genética e hábitos de consumo (má nutrição, falta de vitaminas, excesso de exposição à luz de telas, etc).
Os sinais que podem indicar que algo ruim está acontecendo com a visão da futura mãe não devem ser ignorados: é através da observação deles que o médico poderá indicar o tratamento correto a seguir.

Os problemas de visão listados a seguir são considerados normais a partir do começo da gestação:
- Ressecamento: a córnea pode ficar muito mais sensível a agentes externos, mas nada que algumas gotas de colírio não resolvam.
- Visão turva ocasional: a deficiência de ferro se manifesta com este sinal e pode ser confundida com miopia ou astigmatismo, dependendo de sua gravidade.
- Variações na pressão intraocular: Quando há muita pressão dos fluidos contra a parede do olho, pode haver irritação. É preciso tomar cuidados especiais quando o paciente tiver distúrbios oculares prévios ou doenças crônicas (diabetes, problemas cardiovasculares, etc.).

A verificação contínua da pressão intraocular durante a gravidez e a amamentação é altamente recomendada. Monitorar a saúde dos olhos nesta fase é tão essencial quanto visitar o ginecologista.
Os especialistas recomendam exames oftalmológicos especiais para mulheres grávidas que sofreram de toxoplasmose, qualquer tipo de hepatite e uveíte (inflamação da camada média do olho que afeta toda a estrutura). Essas doenças tendem a deixar sequelas que podem ser desencadeadas novamente.

Durante a gravidez, evite usar qualquer tipo de gotas caseiras, mesmo se for apenas para lubrificar. A opinião de um especialista nunca deve ser subestimada para cuidar de sua saúde e de seu bebê.
Alterações no corpo causadas pela gravidez
- Eis a explicação para toda grávida ter um risco escuro na barriga
- Se você está grávida, algumas mudanças vão acontecer com sua pele
- No último trimestre da gravidez, mulheres notam mudanças enormes
Original Author: Carol Sandoval Original Author URL: https://www.vix.com/es/users/carol-sandoval
Original ID value: 216339
Original Site: es
Original URL: https://www.vix.com/es/madres/216339/el-embarazo-y-la-lactancia-afectan-la-vista-los-expertos-responden