Há 3 situações em que o xixi na cama deve preocupar os pais: médico explica

por | maio 13, 2019 | Gravidez e bebês

Acordar no meio da noite para trocar os lençóis e a roupa das crianças faz parte da rotina de muitos pais. E a situação é mais frequente do que se imagina: estima-se que cerca de 15% dos pequenos acima dos 5 anos fazem xixi na cama. O problema é quando a situação de torna recorrente.

O ato de fazer xixi na cama, conhecido como enurese noturna, tem várias causas, entre elas, fatores genéticos e disfunção da bexiga que não consegue “segurar” a urina durante o sono.

Quando o xixi na cama merece atenção dos pais

O médico urologista Atila Rondon explica que em alguns casos, o xixi na cama pode ser mais grave e que os pais devem ficar atentos nas seguintes situações:

1. Cama molhada após os 5 anos

Se o pequeno tem dificuldades em manter a cama sequinha durante a noite mesmo após completar 5 anos de idade é preciso ficar alerta. “A persistência dos episódios de xixi pode caracterizar a enurese primária, que é quando a criança não apresenta períodos prolongados de controle da urina”, diz o médico.

2. Cama molhada após ter adquirido o controle

Quando a criança consegue ficar alguns meses sem fazer xixi na cama mas, sem motivo aparente, volta a ter a perda involuntária da urina durante a noite, os pais devem procurar orientação médica. De um pediatra e até mesmo psicólogo, já que isso pode estar relacionado a fatores emocionais, como estresse, ansiedade, tristeza, medo, entre outros.

3. Alterações na cor do xixi

Além destas situações, os pais devem prestar atenção se há mudanças na coloração da urina. “Xixi cor mel ou âmbar pode indicar desidratação. Se tiver laranja está relacionado com a falta de água ou problemas biliares, por exemplo”, explica o urologista.

Xixi na cama: o que os pais podem fazer?

Em situações recorrentes de xixi na cama, nada como uma dose extra de carinho e paciência. Afinal, a criança não faz isso de propósito e não tem culpa nenhuma do acontecimento. Em primeiro lugar, é necessário descobrir o que está levando a criança a molhar a cama e buscar ajuda para resolver o problema.

Uma maneira de incentivar cada vez mais o pequeno a ficar sequinho é utilizar um calendário e marcar com adesivos ou canetinhas coloridas sempre que a criança conseguir ficar sem fazer xixi na cama. Alguns pais também usam pequenas “recompensas”, como presentes e passeios em família.

“É importante lembrar que os episódios de xixi na cama podem abalar emocionalmente a criança, deixando-a desmotivada e fazendo com que ela tenha uma vida social mais reclusa. Leve a questão a sério. Há muitos casos da persistência da enurese na vida adulta por conta da ausência ou tratamento inadequado na infância”, explica Dr. Atila Rondon.

Xixi na cama pode ser sinal de doença?