Para muitos casais, o sonho da gravidez não chega a se tornar realidade. Isso ocorre por problemas de infertilidade que podem ser permanentes ou temporários. Diversos fatores contribuem para que isso aconteça. Um deles é a maternidade cada vez mais tardia das mulheres, que optam primeiro por se estabilizarem profissionalmente e, quando resolvem engravidar, já possuem poucos óvulos férteis, que pode dificultar a gestação. Outra possível causa são os anticoncepcionais injetáveis de aplicação mensal, que podem ter um efeito cumulativo no organismo.
É possível se preparar para o parto natural?
Prepare o seio para evitar dores e rachaduras ao amamentar
Florais ajudam a acalmar o bebê
Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, no Brasil cerca de 60 milhões de casais (ou um em cada dez) não conseguem ter filhos. No geral, sem o uso de métodos contraceptivos a gravidez deve ocorrer naturalmente em até um ano. Caso contrário, o casal deve buscar ajuda profissional. “Caso haja suspeita de problemas de fertilidade, o casal deve saber que infertilidade não significa incapacidade permanente de concepção. Com o auxílio profissional para investigar as causas que dificultam a gravidez, é possível partir para o tratamento adequado”, explica o especialista em reprodução humana Mauro Bibancos.
Segundo ele, muitos casais permanecem investigando a infertilidade apenas na mulher, mas ela ocorre em homens também. A partir de exames, é possível saber a causa exata e traçar diagnósticos para cada disfunção. “Existem diversos tipos de tratamento que em sua maioria apresentam sucesso no sonho de ser mãe, e variam entre tratamentos de baixa complexidade, como a indução da ovulação e a inseminação intrauterina, e de alta complexidade, como a fertilização in vitro e a injeção intracitoplasmática de espermatozoides” explica.
Fatores como a idade da mulher e a qualidade e quantidade de esperma produzido pelo homem são pontos analisados quando o casal opta pelas terapias de reprodução assistida. “A intenção é promover um tratamento que se encaixe perfeitamente nas necessidades do casal e que tenha grandes chances de resultar em uma gestação”, explica o especialista.
Os tratamentos exigem planejamento e preparação emocional, pois as intervenções e seus dias de espera podem gerar desgaste na paciente e no parceiro. “É necessário haver uma integração dos pacientes em todo o processo, no intuito de preservar seu estado de humor, o que possibilita enfrentar os resultados e tomar as decisões necessárias mantendo a condição emocional”.
É importante ressaltar que os casais com problemas de fertilidade devem buscar centros de reprodução assistida que sejam respeitados no meio médico e que apresentem certificações perante as sociedades médicas.