A escolha do nome do bebê é uma das etapas mais importantes do nascimento. E, nem sempre, aqueles que têm significados mais representativos são os nomes mais complicados ou extensos. Principalmente, para quem tem sobrenomes longos, optar por um primeiro nome curtinho pode ser uma ótima alternativa de composição. A seguir, conheça 15 nomes de meninas curtos, fortes e lindos.
Sugestões de nomes curtinhos para meninas
Alice: Nome bastante popular na França e na Inglaterra, Alice significa “de qualidade nobre”. As representações de “defensora” e “protetora” também são atribuídas a esse nome.
Ana: O nome Ana vem do original em hebraico Hannah, mais tarde do latim Anna, que quer dizer “graciosa, cheia de graça”. O nome feminino, que reflete o sentido de dádiva ou oferta, foi bastante popular durante o Império Bizantino e Idade Média.
Bela: Pode ser considerado o diminutivo de Isabela e significar “casta”, “pura” ou “consagrada de Deus”. Mas também ganha o significado do adjetivo bela, em português, que quer dizer “formosa” ou “bonita”.
Dara: Normalmente relacionado à sabedoria, o nome Dara na língua hebraica significa “misericórdia”. Mas significa “rico” em persa e significa “estrela” em Khmer (idioma oficial do Camboja). Já em irlandês, tem o significado de “árvore de carvalho”.
Eloá: Antes muito usado em meninos, o nome passou a ser mais popular entre o sexo feminino por causa da terminação “a”. Com simples sonoridade, o nome não significa nada menos do que “Deus”, que tem como origem o “Eloah”, do hebraico.
Emma: O nome surgiu na Inglaterra por volta do ano de 1002 através da rainha Emma da Normandia e tornou-se muito popular entre os normandos. É um terminologia feminina teutônica, mas que significa “todo”, “universal”.
Eva: O nome Eva tem origem no hebraico ‘Hawwá’ ou ‘Havah’, derivado da raiz hawá, que quer dizer “ela viveu” e, portanto é atribuído o significado de “a que vive”, “dá vida”, “a vivente”. É nome da personagem bíblica relatada no livro de Gênesis, no Antigo Testamento, como a primeira mulher da humanidade criada por Deus.
Flora: Era a Deusa das flores e da primavera na mitologia romana. Tem significado relacionado a uma pessoa “florida”, cheia de cores e de bem com a natureza.
Gaia: É a Mãe Terra na mitologia grega. O nome indica uma mulher forte, dona do mundo e com grande capacidade geradora, que será uma grande mãe.
Isis: Isis é o nome de uma deusa egípcia que é um símbolo feminino e matriarcal, é a deusa da fertilidade e maternidade e mãe de Horus. A versão grega deste nome significa “eu nasci de mim mesma, não venho de ninguém”.
Leda: Tem origem no nome grego Leda, que deriva do termo lada, que quer dizer “esposa, mulher”. Na mitologia grega, Leda foi rainha de Esparta, casada com Tíndaro, mãe de Helena de Tróia.
Lis (ou Liz): A flor de Lis era um símbolo da realeza francesa que indicava poder, soberania e lealdade.
Luma: O nome provavelmente é uma variação de Luna, que significa “lua” ou “brilhante” com origem no latim. O nome seria ainda atribuído à deusa da lua para os romanos.
Maia: O significado é “grande”, “mãe”, “aquela que dá a vida”. Também remete à Deusa da mitologia grega que reinava na primavera e deu origem ao nome do mês de maio e indica fertilidade da terra e a possibilidade do renascimento.
Maria: É um dos nomes mais populares para meninas. O significado é “senhora soberana” ou “a pura”.
Nomes de meninas:
- Nomes antiguinhos que andam esquecidos: Cibele, Serena e mais
- 14 nomes compostos com “Maria” estão na moda: Luiza, Cecília
- Nomes fortes e com inspiração grega: Veja os significados