O crescimento de uma criança depende de inúmeros fatores, entre eles idade, estatura óssea, genética, estado de saúde física, mental e alimentação. Uma pesquisa feita em 2015 pelo Banco Mundial evidenciou que 23% das crianças do mundo com menos de cinco anos possui uma estatura mais baixa do que o recomendado para esta idade.
Como saber se o seu filho está abaixo do tamanho esperado?
O Departamento Científico de Endocrinologia da Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que não existe uma altura ideal para cada idade, mas uma faixa de normalidade que abrange várias estaturas.
Esse padrão é avaliado pelo pediatra em um gráfico que envolve peso, altura e IMC (índice de massa corporal). Se houver desaceleração de crescimento isso pode indicar algum problema e é preciso buscar um especialista.
Alguns fatores podem desencadear o mau crescimento, como doença celíaca, hipotireoidismo, doenças crônicas e uso prolongado de corticoides.
Altura da criança e alimentação
Ainda segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, nos dois primeiros anos de vida a nutrição é o fator que mais influencia o crescimento. Por isso esse período é essencial para garantir bons hábitos alimentares a fim de reduzir a obesidade e a baixa estatura.
Uma dieta alimentícia infantil que contenha excesso de carne e açúcar, em detrimento de verduras e legumes pode influenciar negativamente a curva de crescimento. Assim como a ingestão de comidas trituradas em sopas, sem o incentivo à mastigação e a ausência de peixes na dieta.
Alimentação na infância
- 20 alimentos que fazem muito mal para crianças
- 5 dicas de alimentação saudável para crianças
- Camuflar alimentos é bom para crianças?