null: nullpx
assadura-Mulher

Monica Benini testou 2 truques caseiros para proteger Otto de assaduras - e funcionaram!

Publicado 4 Out 2018 – 05:23 PM EDT | Atualizado 4 Out 2018 – 05:23 PM EDT
Reações
Compartilhar

Mãe do pequeno Otto, de um aninho, fruto de seu relacionamento com Junior Lima, Monica Benini compartilha em seu blog pessoal algumas dicas de maternidade.

A designer de joias já havia dito em suas redes sociais que seu filho usa fraldas de pano desde que nasceu, e em uma de suas publicações recentes sobre o assunto revelou que este tipo de peça evita as assaduras no bumbum do bebê.

Em resposta a uma leitora, a mamãe afirmou ainda que Otto nunca chegou a ter assaduras, mas entregou dois de seus truques caseiros para aliviar a vermelhidão e irritação na pele da criança. Veja:

Produtos caseiros para assaduras em bebês

1. Maisena

A dermatite de pele em bebês, as famosas assaduras, acontecem geralmente devido ao uso de fraldas descartáveis, provocadas pela umidade em contato direto com a pele da criança.

Monica revelou que quando Otto ainda era bem pequeno usava maisena contra esta irritação: "polvilhava direto na fralda e vestia nele", diz.

De acordo com a pediatra da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dra. Claudia Falcetta do Nascimento, a maisena realmente alivia a assadura, pois absorve e diminui a umidade do local: "Algumas pessoas usam como se fosse talco mesmo", afirma a especialista.

2. Chá de camomila

A mamãe de primeira viagem também mencionou que, com a ajuda de um paninho, usa chá de camomila para limpar a área irritada no bebê.

Ainda segundo Dra. Claudia, a camomila acalma a pele e tem efeito antiinflamatório, colaborando também para o alívio das assaduras. "Para aplicá-la nos bebês, devem ser feitas compressas de chá no local da dermatite uma ou duas vezes ao dia", afirma.

Apesar de aliviarem as irritações, a maisena e o chá de camomila não previnem as assaduras nos bebês, para isso, o mais adequado é que os pais troquem as fraldas dos pequenos assim que for necessário, evitando o contato da pele com a superfície úmida por muito tempo.

É importante ressaltar ainda que ao surgir estas assaduras nos bebês, seu pediatra deve ser consultado, para que assim possa avaliar o caso e indicar o melhor tratamento e forma de prevenção contra as irritações, que também são feitos geralmente com o uso de pomadas.

"A maioria das pomadas preventivas contém óxido de zinco, e as que são para tratamento possuem associação com antifúngicos", finaliza a especialista.

Cuidados com o bebê

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse