No último trimestre da gravidez, as futuras mamães estão a todo vapor. Afinal, já foi mais da metade da gestação e, em breve, elas estarão com o bebê no colo. É nesse terceiro trimestre também que ela começa a notar mudanças bem intensas, tanto físicas quanto emocionais.
Mudanças do último trimestre
Dores
Nestes últimos meses, é quando a barriga parece que dobra de tamanho. Com o peso dela, as dores ficam mais fortes. Dores nas costas, na bacia, nas pernas e nas costelas, já atingidas pelos “cutucões” e chutes do bebê, que está crescendo firme e forte dento do útero. Sem esquecer das dores dos ossos se deslocando naturalmente na altura da vagina, preparando o corpo para o nascimento da criança.
Banheiro – uma extensão do seu corpo
Muito verdade, o banheiro se torna um dos lugares onde a gravidinha passa a frequentar mais e mais. Afinal, o neném cresce dentro da barriga e começa a empurrar e pressionar a bexiga da mamãe, especialmente durante a madrugada, quando ela deita para dormir… quer dizer, tentar dormir.
Falta de ar
Com o bebê crescendo, o espaço dentro da barriga vai ficando pequeno e ele empurra tudo, fazendo pressão inclusive no diafragma. Esse movimento chega a causar até um pouco de falta de ar na gestante.
Inchaço e formigamento
Não é novidade que o pé da futura mamãe se torna praticamente um pão. Com todas as mudanças hormonais, há também as mudanças de circulação. Por conta disso, muitas gestantes também percebem uma dormência nas mãos e formigamento nos punhos e braços.
Ansiedade
Talvez este seja o maior dos sintomas. A ansiedade, que acompanha as mamães durante toda a gravidez a cada novidade, se torna muito maior nesse período.
Insônia
Quando está quase dormindo, a mamãe levanta para ir ao banheiro. Quando volta para a cama, o sono já passou e vem a ansiedade. Ela então passa a pensar em diversas coisas, como deixar as roupinhas limpas, separar as lembrancinhas, preparar as malas da maternidade, e por aí vai.
Gravidez
- As três melhores posições para grávidas dormirem
- Médico lista dicas para controlar inchaço na gravidez
- 34ª semana: já é hora de pensar no parto