Depois do nascimento, as preocupações dos pais com a saúde e o desenvolvimento do bebê aumentam bastante. Além das consultas periódicas com o pediatra e outros especialistas, existem diversas práticas que os pais podem fazer com seus filhos em casa, sendo uma delas o Tummy-time, também conhecido como tempo da barriguinha ou tempo de bruços.
A mudança de posição da criança funciona como um estímulo ao desenvolvimento motor e sensorial. “Eu costumo dizer que é a ‘hora da ginástica do bebê’. Com essa posição, também evitamos muitos casos de torcicolos e plagiocefalia, que é aquela ‘cabecinha achatada’ do bebê, comum quando os bebês ficam muito tempo deitados, evitando assim, uso de capacetes ou correções estéticas cirúrgicas”, explica Daniela Piotto, Pediatra do Fleury Medicina e Saúde.
É bom colocar o bebê de bruços?
Podemos dizer que o estímulo motor é o grande destaque do Tummy-time, pois faz com que a criança fortaleça a musculatura, e realize movimentos de rotação e sustentação da cabeça. Daniela aponta que a postura proporciona o aumento do tônus cervical, o fortalecimento do pescoço, dos membros superiores e inferiores, e ainda estimula a estabilidade e o equilíbrio, que serão fundamentais para as próximas etapas do desenvolvimento como rolar, arrastar, sentar e engatinhar.
“Temos também o estímulo sensorial e cognitivo, uma vez deitado de barriga para baixo o bebê ganha uma perspectiva de visão diferente do habitual e passa a enxergar outros elementos que estimulam os seus sentidos, muito mais do que consegue ver quando deitado de barriga para cima. Além disso, através do toque do local onde ele se apoia, com as diferentes texturas no chão, colchonete, ou tapete estimula a questão sensorial também das extremidades”, reforça a pediatra.
Os pais também podem espalhar ou sempre trocar de lugar os brinquedos ou objetos coloridos que estimulem sua atenção, pois, com o tempo, essa atividade tende a incentivar o desejo do bebê de alcançá-los.
Quando pode começar a colocar o bebê de bruços?
Para Mônica Carceles Fráguas, pediatra e neonatologista do Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, o Tummy-time pode começar logo que os pais chegarem em casa com o bebê, após a alta da maternidade. “Entretanto, é bom esperar cair o umbigo, pois ele fica muito ressecado e duro, podendo incomodar o bebê”, alerta ela.
Mesmo nos primeiros dias em casa, muitos pais têm dúvidas de como virar o bebê de bruços. A princípio, algumas crianças podem reclamar um pouco, então, a dica é iniciar sob o trocador nas trocas de fraldas, sempre com supervisão, o colocando de bruços por 30 segundos. “Os pais podem estimulá-lo, ficando na frente dele cantando uma música, trocando olhares ou com um chocalho, um espelho ou outro objeto”, ensina Daniela.
Os melhores momentos para essa ‘exploração’ são quando a criança estiver mais acordada, no período longe das mamadas, com as fraldas limpas e quando ela está mais ativa. Evitar fazer com o bebê agitado, com cólica, sonolento ou com fome. É importante lembrar que os bebês só devem ser colocados nessa posição por alguns minutos. Eles não devem dormir nessa posição, pelo risco de morte súbita, ok?
Como ajudar o bebê a virar de bruços?
Nessas horas, a paciência (novamente!) se faz mais do que necessária. Se o bebê não gostar do Tummy-time, inicialmente, não quer dizer que ele não vai gostar para sempre. “Você pode começar fazendo com o bebê deitado de bruços no seu colo. Assim ele estará seguro com você. Alguns bebês realmente não gostam, por isso, fique tranquila, cante para ele, fique ao lado”, recomenda Daniela.
As especialistas também indicam para os pais se deitarem ao lado da criança para imitá-lo. Outra dica é colocar um travesseiro sob o peito do bebê ou posicioná-lo sobre a almofada de amamentação, até encontrar uma posição em que ele fique mais confortável.
“Mas, se o bebê começar a chorar, o acolha e tente em outro momento. Inicie com brinquedos coloridos ou chocalhos com sons no seu colo e depois, aos poucos, faça no trocador, no colchão firme da cama até chegar no tapete. Inclua na rotina, mas sem cobrança, pois o Tummy-time é para ser divertido”, finaliza Daniela.