Ganhar peso durante a gravidez é inevitável, saudável e também é sinal de que está tudo bem com o bebê e a mamãe. Contudo, esses quilinhos a mais, se não forem bem administrados, podem permanecer no corpo da mulher após o nascimento do filho. E como voltar à forma antiga? Talvez o tipo de parto possa dizer mais sobre isso.
Leia também
Grávida deve evitar café. Veja como se alimentar
Mitos e verdades sobre armazenar cordão umbilical
Saiba estimular seu filho a comer melhor
De acordo com a ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana Dra. Helena Junqueira, apesar de não haver uma relação direta do parto normal ou da cesárea com o emagrecimento, as condições do corpo da mulher podem favorecer a volta à rotina para quem optou pelo jeito natural.
“A volta à prática de atividade física é liberada para os dois tipos de parto após 40 dias, mas o retorno a um exercício mais intenso é mais rápido após o parto normal”, comenta a especialista, que também pede cuidados com a dieta, que deve ser equilibrada. “Quando falamos em dieta pós-parto, é importante pensar em dieta balanceada e saudável, que não deve oferecer perigo para a mãe nem para o bebê”.
O ideal mesmo para não sofrer com as gordurinhas extras quando já estiver com o filho no colo é manter atividade física regular durante a gestação, período em que a mulher pode engordar de 7 a 12 kg. “Engordando neste limite fica mais fácil voltar ao peso normal”.
Para ter uma alimentação balanceada e não ganhar muitos quilos durante a gestação, aprenda no vídeo o que você pode ou não comer em cada fase da gravidez.