null: nullpx
anticoncepcional-Mulher

Pílula e cigarro elevam chances de trombose

Publicado 30 Jun 2016 – 05:44 PM EDT | Atualizado 20 Mar 2018 – 12:57 PM EDT
Reações
Compartilhar

O risco de trombose para mulheres que usam os anticoncepcionais hormonais é um assunto que constantemente volta à tona. Contudo, um alerta tão importante quanto esse é o perigo que o uso das pílulas combinadas oferece para as mulheres fumantes.

Leia também:

De acordo com o angiologista e cirurgião vascular Luiz Marcelo Aiello Viarengo, o fator mais evidente que liga o uso da pílula ao risco de trombose venosa e problemas cardiovasculares está relacionado às células endoteliais, que revestem as paredes dos vasos sanguíneos. Estas células secretam inúmeras substâncias que controlam a musculatura dos vasos e que mantém a fluidez do sangue. Segundo o especialista, há evidências que o estrogênio sintético encontrado nas pílulas anticoncepcionais altera a função endotelial.

Crédito:Shutterstock

O cigarro, entre inúmeros outros efeitos maléficos que produz, também possui substâncias que interferem na função endotelial, favorecendo a trombose e aterosclerose. Por isso, segundo Viarengo, a associação desses dois fatores aumenta significativamente o risco dessas doenças.

Reações
Compartilhar

Mais conteúdo de interesse