Ganho de peso durante a gravidez é algo extremamente natural e até desejável, uma vez que, conforme o feto cresce e se desenvolve na barriga, a gestante normalmente apresentará quilos extras.
O processo, dentro da normalidade, não prejudica a saúde da mamãe e nem do bebê, mas cuidados são necessários para que o aumento de peso não seja excessivo. A ideia de que a grávida deve comer por dois, por exemplo, não deve ser seguida à risca.
Ganho de peso na gravidez
A partir do segundo trimestre de gestação a mulher precisa aumentar a quantidade diária de calorias ingeridas, afirma Kathucia Franco Ferreira dos Santos, nutricionista da maternidade do Hospital Israelita Albert Einstein.
A recomendação é que a gestante consuma, diariamente, cerca de 300 calorias extras. Isso, claro, se ela está no peso considerado normal e não apresenta um quadro de obesidade.
Quanto pode engordar na gravidez?
De acordo com a nutricionista, a grávida pode engordar, em média, entre 9kg e 12kg durante toda a gestação, sem comprometer sua saúde e a do feto.
O ideal é que a mulher converse com seu médico logo no início da gravidez para saber, exatamente, o quanto pode engordar, de acordo com o seu Índice de Massa Corporal (IMC) e suas condições particulares de saúde.
A orientação do obstetra é fundamental não somente para conhecer a quantidade de calorias que a mulher pode e deve ingerir durante a gestação como também para verificar a qualidade de sua dieta alimentar.
Quantos quilos por mês
Como o ganho de peso normal durante toda a gravidez pode variar entre 9kg e 12kg, o recomendável é que a mulher mantenha uma média de ganho de 1kg por mês, com possíveis variações.
Engordar dentro deste limite na gestação faz com que a mulher garanta uma gravidez saudável e seja capaz de voltar ao seu peso normal mais rápido, sem danos ao corpo, após o parto, explica Helena Junqueira, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade Santa Joana.
Como calcular
Durante a gravidez, o ideal é que a mulher mantenha o IMC entre 19,8 e 26. Para fazer o cálculo, basta dividir o seu peso (em quilogramas) pela sua altura ao quadrado (em metros). O resultado deve ser comparado aos valores da tabela abaixo:
Tabela de IMC
- Abaixo de 18,5 = abaixo do peso ideal
- Entre 18,5 e 24,9 = peso ideal
- Entre 25,0 e 29,9 = sobrepeso
- Entre 30,0 e 34,9 = obesidade grau I
- Entre 35,0 e 39,9 = obesidade grau II
- Entre 40 e acima = obesidade grau III
Cuidados com o peso na gravidez
- Maneiras MUITO simples de se exercitar na gravidez e não ganhar muito peso
- 4 complicações que mulheres acima do peso podem ter ao engravidar
- Grávida sarada engorda só 3 kg até os 8 meses e vira polêmica: faz mal?