Quando o líquido perdido do nosso corpo (através do suor, urina, fezes e lágrimas) não é reposto, os níveis de sódio na corrente sanguínea aumentam, e outras complicações decorrentes da desidratação podem surgir. Crianças são mais suscetíveis a se desidratarem por terem uma proporção maior de água em seu organismo, dessa forma, qualquer perda de líquido não reposta é significativa.
Leia também:
Desidratação: o que causa no corpo
Doenças de verão: como se prevenir
Xixi pode ter 10 cores diferentes
Água para cada fase da infância
De 0 aos 6 meses
Crianças até os 6 meses de vida não precisam de nada além do leite materno. Ele é composto por 88% de água e, por isso, é o suficiente para manter o bebê hidratado. Apenas, fique atenta à quantidade de troca de fraldas, elas são um sinal de como vai o corpo do bebê. Uma média de seis trocas por dia significa que a hidratação está normal, menos do que isso pode indicar falta de água.
De 7 meses a 1 ano
Após os seis meses de idade, a água pode começar a ser introduzida à criança. Daí em diante, é importante ficar atenta para que seu filho não deixe de beber água de acordo com seu peso. Para saber a média de consumo ideal para a criança, calcule 55 ml de água vezes cada quilo de peso, por dia.
Para bebês de seis meses a crianças de dois anos de idade, é importante oferecer água, pelo menos, cinco vezes ao dia, aproximadamente. O consumo médio deve ser de cerca de 30 ml a 60 ml por vez. Há quem recomende, já dos sete aos 12 meses de idade, um volume total de 800 mililitros de água, distribuídos em pequenas quantidades ao longo do dia.
De 1 a 3 anos
Nessa fase, a demanda por água aumenta para 1.300 ml quando a criança completa o primeiro ano e permanece igual até os três. Essa média inclui de 100 ml a 150 ml de sucos naturais. Para se ter uma ideia, uma xícara de chá contém 240 ml, um copo de requeijão, 250 ml; e um copo americano, 200 ml.
De 4 a 8 anos
Às crianças de dois a cinco anos de idade, deve-se oferecer água de seis a oito vezes ao dia, aproximadamente. O consumo pode ser de cerca de 100 ml a 150 ml por vez. Dos 3 aos 8 anos, a recomendação cresce novamente para 1.700 ml, que incluem de 200 ml a 240 ml de sucos naturais.
Crianças maiores e adolescentes
A conta também deve respeitar os 55 ml de água por quilo de peso, por dia. O líquido deve ser oferecido de seis a oito vezes ao dia, aproximadamente, com consumo médio de cerca de 200 ml a 300 ml a cada vez.
Oscilações de temperatura
No verão, como o corpo perde mais água através do suor para manter sua temperatura, é ainda mais importante o consumo de água com frequência. Esteja atenta ao seu pequeno, a redução de 4% a 5% da água corpórea diminui até 20% a 30% a capacidade de trabalho dos órgãos e sistemas do corpinho das crianças.

Atrativos para dar ajudinha
Para ajudar as crianças maiores que não foram incentivadas a tomar água desde bebês, use alguns recursos para mostrar o quão gostoso é beber água. Escolha um copo bonito e diferente para manter sempre à postos no filtro de água.
Abuse das jarras aromatizadas com rodelas de frutas e flores, como morangos e rosas. Use cubos de gelos coloridos e divertidos ou feitos de sucos e frutas naturais (manga, melancia, kiwi e uva). Chás (mate, camomila, hortelã) também são uma opção, mas prefira servir sem açúcar, para a criança aprender o sabor natural dos alimentos e não apenas o paladar doce.