Queimação no estômago na gravidez pode ser amenizada naturalmente com 6 dicas

por | fev 20, 2019 | Gravidez e bebês

Queimação no estômago e azia durante a gravidez indicam que o bebê será cabeludo”. A frase ouvida por praticamente todas as gestantes não passa de uma crença, sem qualquer base científica. O desconforto, no entanto, é real, normal e possui explicação médica.

Queimação na gravidez: é normal?

A sensação de queimação no estômago durante a gravidez é normal e esperada, já que o incômodo é resultado de alterações hormonais típicas do período. Uma gestação com acompanhamento médico adequado ajuda no combate e no alívio dos sintomas.

Causas

De acordo com o ginecologista Dr. Sang Choon Cha, a azia e a queimação durante a gravidez estão relacionadas a alterações que os hormônios da gestação provocam na digestão, e não com alguma característica física, como o cabelo do bebê.

A progesterona relaxa a musculatura do estômago e, como consequência, o organismo fica propício a um refluxo para o esôfago, o que gera a sensação de azia e queimação, explica o médico.

É sintoma de gravidez?

As alterações hormonais causadas pela gravidez causam náuseas e vômitos, que costumam ser os primeiros sinais de gravidez. Muitas vezes esses incômodos vêm acompanhados de gastrite, mas a sensação de queimação também pode aparecer sozinha. Se houver chances de você estar grávida, o ideal é fazer um teste.

Como tratar

O uso de medicamentos como omeoprazol, pantoprazol e esomprazol, que agem reduzindo a secreção ácida do estômago e amenizam a inflamação da mucosa e aliviam a queimação, não é recomendável sem orientação médica no período da gravidez.

Mesmo chás de ervas, bastante comuns como aliados no tratamento natural contra queimação, devem ser evitados. Apenas um profissional da saúde poderá dizer se as infusões são seguras para a gestante.

Tratamento natural

Existem, no entanto, algumas dicas para tratamento natural contra queimação que não diferem muito das orientações recebidas por qualquer pessoa que sofra de azia ou gastrite.

Para evitar a queimação durante a gravidez é importante prestar atenção ao cardápio e evitar:

  1. Alimentos que pioram a condição;
  2. Ingestão de bebidas quentes;
  3. Ingestão de bebidas gasosas.

Outras dicas são:

  1. Diminuir o volume das principais refeições, ingerindo menos alimentos, mas mais vezes ao longo do dia, a cada três horas, por exemplo.
  2. Durante as refeições é válido ainda não consumir líquidos, preferindo beber água e suco antes ou depois de se alimentar.
  3. Outra medida simples para evitar a queimação na gravidez é esperar um pouco para se deitar após as refeições. O hábito facilita a digestão e diminuem as chances de sensação de azia, estufamento e queimação.

Como aliviar queimação no estômago