Abusos físicos e verbais, assim como racismo, bullying e outras adversidades vividas na infância não somente prejudicam a autoestima e o desenvolvimento. As experiências negativas ainda podem provocar estresse tóxico na criança, uma condição pouco falada, mas que resulta em sérias complicações emocionais e físicas.
Estresse tóxico: causas e consequências

O Centro de Desenvolvimento da Criança da Universidade Harvard, Estados Unidos, explica em um estudo que o estresse tóxico na infância pode ter diferentes origens e provocar prejuízos físicos e emocionais na vida adulta.

De acordo com a instituição, o estresse tóxico na infância pode ser provocado por agressão física e emocional, dentro ou fora de casa, como nos casos de ataques de racismo e bullying, por exemplo, além de fatores como negligência crônica, exposição à violência e vida em lares de grandes dificuldades econômicas.
Segundo os pesquisadores de Harvard, os efeitos causados pelo estresse tóxico atrapalham o desenvolvimento do cérebro e do organismo como um todo, resultando em consequências emocionais e físicas, como:
- Doenças cardíacas
- Diabetes
- Depressão
- Abuso de drogas
- Alcoolismo
- Obstrução pulmonar crônica
- Obesidade
- Câncer
- Maiores riscos de tentativas de suicídio
As consequências do estresse tóxico, de acordo com os estudiosos, ocorrem porque a condição afeta o cérebro da criança, atrapalhando seu desenvolvimento e diminuindo as conexões neurais justamente no período em que o indivíduo está mais sensível ao aprendizado.
Saúde emocional da criança
- Criança que passa por estes traumas pode ser adulto com depressão
- Essa é a maior causa da ansiedade em crianças (e é possível evitá-la)
- Estresse afeta MUITO crianças: conheça 8 sinais físicos e 11 emocionais