Motivados por causa do exagero de alterações hormonais, muitas gestantes também têm problemas relacionados à saúde bucal. Segundo especialistas, oito entre dez grávidas apresentam algum tipo de problema oral, como placa bacteriana, cárie, gengivite e erosão do esmalte. É por isso que, durante os meses de gestação, dentes e gengiva exigem um olhar especial das mulheres.
Atenção à saúde bucal na gestação
No período da gestação, é recomendável que o cuidado com a saúde bucal seja redobrado, já que há maior propensão às enfermidades gengivais. Além do aumento do estrógeno e da progesterona, a gravidez também gera o aumento do fluxo sanguíneo e, por isso, os vasos ficam maiores e mais sensíveis.
Além disso, durante a gestação, dois dos principais hormônios femininos, a progesterona e o estrogênio, atingem graus bastante elevados, aumentando o calibre dos vasos sanguíneos e facilitando o sangramento. É por isso que muitas vezes, durante a escovação, a gengiva sangra.
Os hormônios da gestação também podem fazer suas gengivas inflamarem e incharem, o que facilita o sangramento, principalmente quando você escova os dentes ou passa o fio dental. Embora seja normal, se isso acontecer sem qualquer tipo de estímulo, é necessário procurar um dentista para investigar as possíveis causas anormais.
Continue a fazer as escovações e a usar o fio dental regularmente, mas com movimentos delicados. Mesmo que você não tenha a intenção de machucar a gengiva, é muito importante caprichar na higiene oral durante a gravidez.
Cuidados na gravidez:
- O que acontece com o bebê se você fumar na gestação? Entenda
- Anote macetes: 5 dicas para evitar queda de cabelo na gravidez
- Inchaço na gestação: Médico lista 8 dicas para controlar o problema