Shantala: massagem indiana para crianças

por | jun 30, 2016 | Gravidez e bebês

Você já ouviu falar em Shantala? O nome pode ser diferente, mas essa técnica milenar ajuda muito na relação entre a mamãe e o bebê. “A Shantala é uma técnica de massagem do Oriente, ou seja, milenar da índia. O médico conhecido Frederic Leboier estava uma vez em uma viagem na índia e observou uma mulher paralitica na época que estava fazendo uma massagem em seu filho em seu colo. E, por vários dias, ele resolveu conhecê-la e fotografar. E descobriu que aquela técnica era passada de mãe para filho há muitos anos. O nome dessa mulher era Shantala, então ele resolveu presenteá-la para o Ocidente com o nome dessa mulher”, conta a psicomotricista Carmem Costa.

Leia também:

Bebês estilosos

Operação tira-manchas 

Voltando à forma: controlando a boca nervosa

São vários os benefícios que essa técnica traz para o bebê e também para as mamães, já que eles ficam mais calmos e, consequentemente, elas também. “O ponto básico da massagem é aumentar o relacionamento mãe e filho, o vínculo afetivo, pois existe o contato pele a pele a partir do momento em que o bebê fica nu e a mãe, com a palma de sua mão e com óleo, massageia seu filho em todas as suas áreas, olho no olho”. Carmem diz que essa não é uma massagem de relaxamento para a criança dormir, mas para intensificar o relacionamento da mãe e de seu filho.

Ela ainda conta que há restrições na hora de massagear o bebê com a Shantala. “O bebê não pode estar doente, gripadinho, com fome ou com sono. Ele tem que estar bem, pois precisa participar ativamente da massagem”, diz.

Carmem diz que o bebê fica mais tranquilo após a massagem. “A partir do momento que a criança passa a ter como hábito fazer a Shantala ela fica mais tranquila, pois conhece melhor o seu corpo e a sua relação com a mãe fica mais saudável. Então ela vai se alimentar bem, seu intestino, ou seja, toda a sua parte gastrointestinal vai funcionar melhor, aliviando as cólicas, gases, principalmente na parte da noite quando fica bem forte, fazendo com que ambos durmam melhor”, afirma.

No vídeo abaixo você pode conferir exatamente como são os movimentos que devem ser feitos no peito braços, ventre, pernas, costas e rosto do bebê , além de uns exercícios complementares para fazer com os pequenos.

–>