Ao decidirem por um implante para aumentar os seios, muitas mulheres têm uma dúvida: será que o silicone atrapalha a amamentação dos filhos? A maioria dos médicos afirma que é possível amamentar com silicone, já que a prótese não interfere nesse processo, pois fica localizada abaixo do tecido mamário.
Leia também:
Atriz Ana Carolina Dias conta como emagreceu 18 kg depois da gravidez
Prótese de silicone e amamentação: existe algum perigo?
Amamentação: 10 mitos e verdades sobre o tema
Mas há situações em que, dependendo da técnica usada na cirurgia, pode acontecer da prótese dificultar ou até mesmo impedir que uma mulher amamente.
Não consigo amamentar, e agora?

Foi o que aconteceu com a atriz Ana Carolina Dias, a Carmem da novela “Império”. Mãe do pequeno Arthur, de 1 ano, ela conta que não conseguiu amamentá-lo. “Quando coloquei prótese de silicone nos seios, os ductos foram traumatizados. Produzi leite, mas não teve saída. Fiz secar. Sofri. Queria ter amamentado meu filho”, conta.
Meu filho não mama, o que fazer?
Apesar de ter sido criado sem o leite materno, que é essencial no desenvolvimento do bebê e recomendado pelo médico como alimentação exclusiva pelo menos até os seis meses, ela diz que Arthur é uma criança saudável. “Ele já come de tudo! Sopinha, suco, vitamina. Muito bom”, diz.
O acompanhamento do pediatra é fundamental nos casos de mulheres que não conseguem amamentar, seja por questões estéticas, físicas, hormonais ou psicológicas, pois somente ele poderá indicar a melhor forma de oferecer ao bebê os nutrientes necessários para sua saúde sem precisar do leite materno.