A intolerância à lactose é um tipo de doença que causa muito desconforto às pessoas e nem sempre é levada tão a sério. Ela pode causar dor abdominal, gases, diarreia e até mesmo inflamação no estômago. O que muitos não sabem, porém, é que problemas de pele também podem ser consequências da doença.
O que é intolerância à lactose?
O organismo de uma pessoa que tem intolerância à lactose é incapaz, total ou parcialmente, de digerir o açúcar existente no leite e seus derivados. Isso acontece por deficiência da produção da enzina digestiva lactase, que quebra e decompõe a lactose – açúcar do leite.
Sintomas na pele

Para além dos já muito conhecidos sintomas, a intolerância à lactose pode levar a problemas sérios de pele, como:
- Inchaço dos lábios, boca, língua ou garganta
- Eczema
- Urticária
- Erupção cutânea e acnes
- Vermelhidão
- Coceira na pele ou olhos
Os processos inflamatórios que atingem a pele podem se desenvolver não apenas pelo consumo de alimentos ricos em lactose, mas também pelo estresse gerado pela própria intolerância. No caso dos processos acneicos, o efeito pode ser mais grave do que apenas uma inflamação cutânea. Como a condição é crônica, o consumo da lactose tende a dificultar ainda mais o processo de cura da derme, a deixando irritada e com aspecto de machucada.
Urticária e eczema

A urticária é uma reação inflamatória da pele caracterizada pelo aspecto de vermelhidão e por áreas de inchaço e protuberâncias, que, geralmente, afetam a região da cabeça — lábios, pálpebras, língua e garganta. É possível que braços e costas também sejam atingidos. Os locais das feridas coçam muito, causando bastante desconforto.
Já o eczema é um tipo de dermatite atópica de predisposição genética que é influenciada por agentes externos. Também tem caráter inflamatório e causa vermelhidão e até bolhas na pele, que ficam com aspecto ressecado e com crostas que descamam. Ele causa muita coceira, ardência e dor.
Esses dois distúrbios de pele são bem complicados e podem ser estimulados por diversos motivos — predisposição genética, dificuldade do sistema imune em combater processos de inflamação, estresse alto ou hipersensibilidade a alguma substância como, por exemplo, a lactose.
Problemas de pele: como cuidar
- Se você fizer uma dessas coisas, sua rosácea vai ficar HIPER vermelha
- Estes 11 sinais revelam que sua pele está sofrendo os efeitos do estresse
- 8 medidas para impedir a chegada das crises de psoríase