Na reta final da gravidez, a atriz Sophie Charlotte continua linda, mas com a pele e o rosto bem diferentes. Ela publicou em sua conta do Instagram ( @sophiecharlotte1) um vídeo cobrando ações de melhorias ao prefeito do Rio de Janeiro para a cidade, mas seus seguidores não deixaram de reparar no formato do rosto de Sophie. Sem maquiagem e com os cabelos molhados, ela apareceu mais inchadinha, característica comum a muitas grávidas no último estágio da gestação. Uma das fãs da famosa comentou que ela estava com “rostinho de grávida”. Mas, por que será que isso acontece? É normal, ou é preciso se preocupar?
Leia também:
Autoestima na gravidez
5 receitas de smoothies para combater o inchaço
Bella Falconi faz lista divertida sobre o fim da gravidez
Sophie Charlotte grávida
A atriz está no 9º mês de gestação de seu filho com o ator Daniel de Oliveira. Ela registrou vários momentos de sua vida durante a gravidez em seu Instagram, inclusive fotos de seu casamento e da lua-de-mel, quando já estava esperando o pequeno Otto.
Na postagem mais recente, Sophie aparece em um vídeo questionando ações do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, como parte de um desafio. Apesar de Sophie ter divulgado o vídeo como uma ação de cidadania, a maioria dos comentários dos seguidores foi sobre o formato do rosto dela. Os fãs destacaram que a atriz está com a boca e o nariz mais inchadinhos do que em fotos anteriores.
Assista abaixo:
https://www.instagram.com/p/BCp2AstsrAt
Rosto inchado na gravidez: é normal?
As pernas e os pés inchados, além do rosto mais redondo, são sinais comuns à reta final da gravidez. O inchaço é gradual e, de maneira geral, pode ir aumentando a partir do sétimo mês da gestação.
“Durante a gestação acontece um prejuízo à circulação, que diminui de velocidade e fica mais lenta, além de o sangue ficar mais diluído. Com isso, o corpo passa a ter uma maior retenção de líquido, que vai acumulando no tecido adiposo e favorecendo o inchaço”, explicou a ginecologista e obstetra Denise Gomes em entrevista ao Bolsa de Mulher.
O inchaço também pode ser motivado por outros fatores, que devem ser acompanhados por médicos caso haja qualquer alteração mais rápida, como variação hormonal, calor, ganho de peso, sedentarismo e maus hábitos alimentares.
Inchaço na gravidez: como evitar
Manter uma dieta longe de alimentos industrializados, beber muita água, praticar atividades físicas e usar meias elásticas com orientação profissional são as principais medidas.
Quando o inchaço na gravidez é perigoso?
O inchaço pode ser perigoso para a gestante quando ele se apresenta como um sintoma da pré-eclâmpsia, um quadro de pressão alta causado justamente pela gravidez. Além da hipertensão arterial, a mulher percebe aumento do peso corporal fora do comum e perda de proteína pela urina.