teste de gravidez

Smartwatches podem detectar gravidez com precisão impressionante, aponta estudo

No futuro, fazer um “teste de gravidez” sem precisar de urina ou sangue pode ser uma realidade

Um estudo recente comissionado pela Apple mostrou que, no futuro, fazer um teste de gravidez no seu smartwatch pode se tornar uma realidade. No estudo, uma inteligência artificial treinada com dados obtidos por Apple Watches e iPhones foi capaz de diferenciar pessoas grávidas de não-grávidas – tudo com uma precisão impressionante. Saiba mais abaixo:

Smartwatches poderão fazer “teste de gravidez”: entenda

teste de gravidez
(Crédito: drobotdean/Freepik)

Apoiado pela Apple, um estudo recente mostrou que a inteligência artificial em smartwatches pode, no futuro, ser usada até mesmo para descobrir uma gravidez. Para testar a hipótese, uma inteligência artificial foi treinada com dados coletados a partir desses dispositivos, partindo do princípio de que a gestação é um “estado de saúde transitório”.

Esse estado, por sua vez, é caracterizado por mudanças comportamentais e fisiológicas. Por isso, a IA levou em conta métricas como nível de atividade física, gasto energético, mobilidade (velocidade ao caminhar, estabilidade, etc), frequência cardíaca, temperatura e respiração noturna.

xixi no teste de gravidez
(Crédito: RDNE Stock project/Pexels)

Quando esse modelo foi combinado ao uso de sensores de baixo nível utilizados nos dispositivos, a detecção da gravidez teve uma precisão impressionante. De acordo com os dados, há mais de 92% de chances do modelo classificar corretamente uma mulher grávida como grávida, e uma não-grávida como não-grávida.

Ele consegue, portanto, discriminar essas diferenças. Não é possível afirmar que há 92% de precisão (ou seja, de que 92% das previsões estão corretas) devido às métricas usadas – mas, ainda assim, a alta capacidade de diferenciação da IA utilizada demonstra boas chances de ter previsões cada vez mais corretas.

Saúde da mulher