Vídeo mostra que Zoe entrou na fase de girar com ajuda especial: como estimular o bebê?

por | jun 13, 2019 | Gravidez e bebês

Parece que foi ontem que a filhinha de Sabrina Sato nasceu, mas acontece que Zoe está crescendo rápido e, graças a fotos e vídeos compartilhados pela família da pequena, é possível acompanhar etapas importantes do desenvolvimento do bebê.

Recentemente, a tia de Sabrina, a fisioterapeuta Suely Sumie Sato publicou um vídeo curioso em que mostra a bebezinha aprendendo a girar. No registro, é possível ver que Suely ajuda a menina com uma técnica que apenas parece simples, mas que envolve uma série de habilidades.

Em entrevista ao VIX, a fisioterapeuta explica o que é o método adotado com Zoe e dá algumas dicas para que pais e mães possam estimular os movimentos do bebê de forma saudável. Confira:

Fisioterapia para bebês

Em vídeo publicado nas redes sociais da fisioterapeuta Suely Sumie Sato, ela aparece incentivando a filha de Sabrina Sato a girar sobre si mesma. De acordo com a especialista, apesar de parecer um movimento fácil, a técnica é de extrema importância para a recuperação sensório-motora da criança e só pode ser reproduzida por um profissional.

“O manuseio que mostro no vídeo da Zoe é da técnica do Método Bobath que foi desenvolvido por um casal inglês, em 1940, para as patologias do Sistema Nervoso Central, que somente os fisioterapeutas que se especializaram no método, trabalham desta forma”, explica.

Também conhecido como método neuroevolutivo, a técnica foca no desenvolvimento neuromotor da criança e não em limitações por força muscular ou articular como fazem outras linhas da fisioterapia infantil, incentivando assim o desenvolvimento de reflexos que estão presentes desde a vida fetal.

Atividades para estimular o bebê

Sabemos que nem todo mundo possui condições de manter um atendimento de fisioterapia para os pequenos, o que é recomendado em casos de atraso no desenvolvimento psicomotor da criança, por exemplo. Pensando nisso, a fisioterapeuta de Zoe dá algumas dicas que prometem ajudar os pais que também estão nessa fase com os pequenos.

O período no qual o bebê começa a girar representa um ponto importante dentro do desenvolvimento e amadurecimento do Sistema Nervoso Central da criança, dos 0 aos 18 meses, e irá definir, em muitos aspectos, o futuro dos pequenos.

Não é possível afirmar, com certeza, com quantos meses os pequenos começam a girar, entretanto, de acordo com a profissional, é por volta do quinto ou sexto mês que os bebês começam a ensaiar os primeiros movimentos para engatinhar. “Os bebês inicialmente se movimentam em bloco. Com o rolar inicia a ‘dissociação de cinturas’ escapular e pélvica, que é importantíssima para a coordenação, bem como o engatinhar, que acontece em torno do oitavo mês”, explica.

shutterstock

Um bom desenvolvimento e aproveitamento da fase do rolar irá desencadear em um engatinhamento melhor e, consequentemente, em um andar mais firme. Outro ponto levantado por Suely é de que os pais precisam dedicar-se a estimular a criança a sair da zona de conforto e tentar rolar de uma maneira bem lúdica e natural.

Segundo ela, incentivar a movimentação saudável do bebê acaba acarretando em outros benefícios para a rotina não só da criança, mas como da família como um todo. “Tanto como os adultos, se a criança tiver um gasto calórico produtivo, vai ter também outras funções fisiológicas mais regularizadas, como dormir e se alimentar com mais facilidade, por exemplo. É o que geralmente acontece”, reforça.

istock

Como estimular o bebê a virar?

Sabemos que nem todas as crianças dão sinais de que vão começar a virar, não é mesmo? Nesses casos, a tia de Sabrina Sato orienta a usar o universo lúdico e aconselha a sempre começar o movimento pelo quadril, chamando a atenção da criança com brinquedos coloridos, incentivando-a buscar os objetos e assim rolar.

Para Suely, o momento de aprendizagem da criança deve ser divertido e leve, os pais não podem forçar os limites do bebê. “É sempre importante que os adultos procurem estimular a criança sempre em momentos oportunos, em que o bebê esteja de bom humor, não insistindo muito quando não quer. Sinta o que ele gosta e de uma forma bem lúdica, não como obrigação”, indica.

Para os pais que não podem contar com o auxílio de uma fisioterapeuta pediátrica, Suely dá algumas dicas de ouro que garantem ajudar muito nesse processo. “Os pais devem ficar bastante atentos aos ombros, que são frágeis, e com as mãos do bebê, que não podem estar na boca enquanto eles rolam”, fala.

Outro comportamento nocivo para os bebês e que os pais devem evitar é forçar que as crianças fiquem em pé. “Devem evitar colocar a criança em pé, pois a estrutura muscular, articular e os pés, principalmente, não estão ainda preparados para suportar o peso do corpo e podem desenvolver algum problema no futuro”, explica.

Outra dica que irá ajudar bastante o bebê na fase de virar é deixar a criança deitada de bruços para que os músculos do pescoço e costas se fortaleçam e assim todo o processo ocorra com mais segurança.

Filha de Sabrina Sato