Mamilos “normais” ou alongados são os mais comuns entre as mulheres, contudo, muitas têm o que chamamos de mamilo plano ou invertido, que acontece quando o bico do seio não se sobressai em relação à auréola mesmo quando é estimulado. Essa característica pode dificultar a amamentação, mas não impedi-la. Com os cuidados certos antes e durante a gestação é possível reverter o quadro.
Leia também:
Sexo na gravidez é seguro?
Sangramento na gravidez: quando se preocupar?
Quanto é normal engordar na gravidez?
Para mamar corretamente, o bebê abocanha a auréola e usa a língua para pressionar o mamilo contra o céu da boca, fazendo o leite sair. Como os mamilos planos ou invertidos não são salientes o bastante, a criança não consegue alcançá-los e o leite não escorre. Essa situação pode gerar estresse em mãe e filho, mas acredite, não é o fim do mundo.
Nesses casos, a primeira dica é conversar com o seu ginecologista ao saber da gravidez ou até mesmo antes disso. Também é possível recorrer a consultores em amamentação, profissionais que podem dar um grande apoio às mães de primeira viagem. Realizar massagens nos seios e usar produtos que ajudem a corrigir os mamilos são algumas das recomendações mais frequentes.

Como massagear o bico do seio
Prenda o mamilo entre o polegar e o dedo indicativo e faça leves movimentos para a esquerda e direita, como se estivesse abrindo e fechando uma torneira. Se realizado algumas vezes por dia, o movimento estimula a formação do mamilo.
Corretores de mamilo
Além das massagens, vale recorrer aos corretores de mamilos. Através de uma sucção suave, o aparelho puxa o mamilo, encaixando-o em um copo semelhante a um dedal. O ideal é utilizá-lo antes da gravidez e, no máximo, até o sexto mês de gestação. Após algumas semanas já é possível observar o mamilo mais saliente e ereto.
É importante lembrar que a estimulação excessiva das mamas pode provocar contrações uterinas, o que é perigoso em gestações de risco ou na reta final (últimos três meses). Consulte sempre seu médico antes de colocar as dicas em prática.