Xarope caseiro contra tosse: pediatra ensina receita com beterraba que pode ajudar

Motivo de preocupação para muitos pais, a tosse é um sintoma que uma hora ou outra acaba aparecendo nos primeiros anos do bebê. Moises Chencinski, pediatra e homeopata, explica que as causas da tosse em bebês são variadas, de modo que podem ser desde problemas respiratórios, infecciosos, digestivos, ou, normalmente, só um sintoma do aparelho respiratório de uma patologia mais geral. Em casos menos rigorosos, o pediatra Flávio Melo indica uma receita caseira que ajuda a combater o incômodo.

Ciclo da tosse

Antes de entender como ajudar a combatê-la é importante entender seu processo. Ainda conforme Flávio, a tosse é um dos mecanismos que o corpo lança mão para expelir o catarro que é formado durante uma agressão à árvore respiratória. O muco ou catarro – como chamamos quando este está mais viscoso – vai desidratando ao longo do processo inflamatório das vias aéreas.

Esse muco torna-se cada vez mais “grosso” e cada vez mais aderente, quase como uma cola. É aí que entra a necessidade de buscar algo para tornar esse muco mais fácil de ser drenado, e os expectorantes prometem facilitar esse processo.

Lambedores para tosse

De acordo com o pediatra, nas crianças menores de dois anos os expectorantes mostraram-se ineficazes no combate à tosse e, nesses casos, os lambedores ou xaropes caseiros podem ser utilizados como auxiliares no tratamento – lembrando que quase sempre não são a única intervenção a ser feita para uma criança tossindo. Os ingredientes que compõem a receita possuem fortes componentes antioxidantes e anti-inflamatórios, que ajudam a diminuir os sintomas.

Contraindicação: mel

Flávio Melo orienta que no preparo da receita para bebês menores de um ano é importante substituir o mel pelo açúcar. Isso porque o mel é um ingrediente que não deve ser consumido por bebê menores de dois anos. Ocorre que seu néctar pode conter a bactéria que causa botulismo e a imunidade do bebê ainda não é suficiente para defendê-lo.

Receita⠀⠀⠀⠀

Ingredientes

  • Beterraba (50g)
  • Cebola-branca (20g),
  • Cenoura (50g)
  • Açúcar mascavo ou branco: 200g ou Mel de abelhas (200ml), lembrando que mel de abelhas não deve ser usado por menores de um ano de idade⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Modo de preparar⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Cortar em rodelas a beterraba, as cebolas e as cenouras. Espalhar uma camada de açúcar na superfície de um prato e colocar as rodelas por cima.
Seguir intercalando plantas e açúcar. Deixar em ar ambiente (aqui chamamos de sereno), em um local protegido, coberto com uma peneira.
Na manhã seguinte, recolher, coar e guardar em recipiente adequado.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Modo de tomar

  • Entre 6 meses e 1 ano: 1/2 colher das de chá, 3x ao dia.
  • De 1 ano a 6 anos: 1 colher das de chá, 3x ao dia.
  • De 6 anos a 12 anos: 2 colheres das de chá, 3x ao dia.
  • Acima de 12 anos: 1 colher de sopa, 3x ao dia.⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Modo de conservar

Conserve na geladeira, retirando o de consumir apenas para dois dias. Válido em geladeira por 30 dias.

https://www.instagram.com/p/BxKkbFDgpd9/

https://www.instagram.com/p/BxD8XRNgk53/

https://www.instagram.com/p/Bw-ikpngCW7/

Remédios caseiros